Quais são as influências primárias envolvidas na formação do trombo conhecidas COMO tríada de Wirchow?
Índice
- Quais são as influências primárias envolvidas na formação do trombo conhecidas COMO tríada de Wirchow?
- Quais são as possíveis evoluções de um trombo?
- Quais os principais fatores de risco para a TEP e TVP?
- São fatores que favorecem a formação de trombos?
- Quais fatores determinam a tríade de Virchow?
- Quais são os possíveis destinos de um trombo?
- Por que a perda de células endoteliais pode causar trombose?
- Como é ativada a coagulação sanguínea?
- Por que os vasos sanguíneos devem ser trombogênios?
- Quais são as consequências do endotélio?
Quais são as influências primárias envolvidas na formação do trombo conhecidas COMO tríada de Wirchow?
Conclusão. Nota-se, portanto, que a lesão endotelial e a alteração do fluxo sanguíneo são dois componentes da tríade de Virchow que conversam entre si, pois um pode levar ao outro, contribuindo juntos ou separados para a formação do trombo.
Quais são as possíveis evoluções de um trombo?
A trombose é uma conseqüência de 3 tipos de alterações ("Tríade de Virchow"), agindo isolada ou simultaneamente: Alterações da parede vascular ou cardíaca; Alterações reológicas ou hemodinâmicas; Alterações na composição sangüínea com hipercoagulabilidade.
Quais os principais fatores de risco para a TEP e TVP?
Os principais fatores de risco para o tromboembolismo venoso são: trauma não cirúrgico e cirúrgico; idade maior que 40 anos; tromboembolismo venoso prévio; imobilização; doença maligna, insuficiência cardíaca; infarto do miocárdio; paralisia de membros inferiores; obesidade; veias varicosas; estrogênio; parto; doença ...
São fatores que favorecem a formação de trombos?
Duas situações favorecem a trombose: retardamento do fluxo e redução da velocidade do sangue que é fator importante na gênese de trombos venosos. Fatores que diminuem a velocidade sanguínea, favorecem a agregação das hemácias e plaquetas e são causa frequentes de trombose venosa.
Quais fatores determinam a tríade de Virchow?
A tríade é composta por três categorias de fatores que contribuem para a trombose venosa e trombose arterial: Lesão ao endotélio vascular....Fatores de risco
- Histórico de tromboembolismo venoso,
- Histórico de embolia pulmonar,
- Varizes,
- Obesidade,
- Fumantes,
- Maior idade (superior aos 40 anos),
- Insuficiência cardíaca.
Quais são os possíveis destinos de um trombo?
O trombo vai se formando por etapas (trombo raiado: vai se formando um em cima do outro). O trombo se inclina na direção do fluxo e no sistema venoso é onde se encontram os maiores trombos. Destino dos Trombos: 1- Dissolução do trombo: atividade de reabsorção (lise) e enzimática (dos PMN).
Por que a perda de células endoteliais pode causar trombose?
Vale ressaltar que alterações celurares sem perda de células endoteliais também pode acarretar a formação de trombos. Modificações hemodinâmicas como aumento ou diminuição na velocidade, estase e turbulência do fluxo sanguíneo, decorrentes de causas sistêmicas ou locais, constituem fatores importantes na etiopatogênese da trombose.
Como é ativada a coagulação sanguínea?
Existem duas vias principais de ativação do processo de coagulação sanguínea: a via intrínseca, que tem início na circulação e é desencadeada pela ativação do fator XII circulante e a via extrínseca, que é ativada por uma lipoproteína celular, fator tecidual, que fica exposta quando os tecidos são lesionados.
Por que os vasos sanguíneos devem ser trombogênios?
Em condições normais, os vasos sanguíneos devem constituir um sistema tubular não trombogênico capaz de desencadear, por mecanismos locais, os processos que iniciem a coagulação e que, após a recuperação da lesão anatômica, possam remover o coágulo e restabelecer a circulação local (fibrinólise).
Quais são as consequências do endotélio?
Ambas as vias levam à ativação do fator X, à conversão da protrombina em trombina e à conversão do fibrinogênio nos filamentos de fibrina. Agressões ao endotélio podem levar a um aumento na síntese de fatores de coagulação e de fatores ativadores de plaquetas.