Qual era a função do nobreza?
Qual era a função do nobreza?
A função do nobre era proteger militarmente a sociedade, a do clero rezar e do servo devia trabalhar. O trabalho na sociedade feudal estava fundamentado na servidão.
Onde o clero vivia?
O clero estava dividido em dois grupos: - O clero regular, formado por frades, monges e freiras, que vivia em comunidade e obedecia a uma regra. - O clero secular, constituído por bispos e padres, que vivia nas aldeias e nas cidades, próximo das populações.
Qual a formação do clero?
A formação do clero - PrePara ENEM Os membros da igreja, como padres, bispos, arcebispos, cardeais e o papa, formam o que chamamos de clero. A melhor definição para clero seria “aqueles que fazem a intermediação entre os homens e Deus”.
Quais são as tarefas do clero?
Existem tarefas, como por exemplo a celebração da Missa (nomeadamente a consagração da hóstia) e dos sacramentos (como o batismo por exemplo), que são exclusivos dos membros do clero (exceptuando os diáconos ). Eles podem-se distinguir entre aqueles que compõem o clero regular e o clero secular .
Qual era o poder do clero na era medieval?
O Poder do Clero na Idade Média. Durante a era medieval a estrutura social era alicerçada sobre três estratos: o Clero, os Nobres e a Massa, sendo que os representantes religiosos ocupavam a primeira camada da sociedade. A organização clerical era composta pelo Clero Secular e pelo Clero Re-gular.
Qual a influência do clero durante a Revolução?
De qualquer forma, os eventos ocorridos durante a Revolução acabariam por ditar o início da derrocada do poder político da Igreja. Hoje, a influência do clero reduziu-se bastante, estando em grande parte circunscrita a assuntos relacionados com a religião cristã.