O que é literariedade para o formalismo russo?

Índice

O que é literariedade para o formalismo russo?

O que é literariedade para o formalismo russo?

Eagleton salienta que a tônica do Formalismo russo, digamos, strictu sensu, reside na busca da “literariedade”, ou seja, a identificação de artifícios – como som, imagem, sintaxe, métrica, rima – que conduzem ao efeito de estranhamento da obra literária.

Qual o objeto de estudo do formalismo russo?

O objetivo da escola formalista russa era formar uma consciência teórica dos fatos que se destacariam na arte literária enquanto objeto da ciência literária.

Qual era a visão de arte para o formalismo russo?

Resposta: O formalismo russo ou crítica formalista representou uma influente escola de crítica literária, que estudou a linguagem poética a fundo, estabelecendo uma forte visão acerca da autonomia da linguagem poética e literária.

Qual era o sonho dos formalistas?

Revolucionaram o estudo da literatura e tentaram elevá-lo a ciência exacta. Ambiciosos, os filólogos da escola formalista russa representam a ascensão e queda de um sonho típico do século XX. ... Impunha-se um regresso aos processos da literatura, uma crítica científica imanente à própria literatura.

O que o formalismo rejeitava?

É um movimento que rejeita o espiritismo de artistas como Malevich e Kandinsky. ... O formalismo inclui obras de diferentes tendências e trabalha o conceito do olhar e o resultado da experiência visual e estética.

Qual o conceito de formalismo?

1. Observação rigorosa das formalidades ou praxes. 2. Sistema filosófico que só considera a matéria no relativo à forma.

É correto afirmar sobre o formalismo russo?

Acerca do formalismo Russo, é correto afirmar que: Teve como objetivo de estudo a linguagem poética e suas conformações. ... E em 4, a ideia de que o formalismo Russo baseava-se em demais campos do conhecimento, como por exemplo, o denominado Formalismo mecanicista.

Quem são os formalistas?

O termo formalismo descreve uma ênfase da forma sobre o conteúdo ou significado nas artes, literatura, religião, direito, filosofia, matemática entre outras áreas. Um praticante do formalismo é denominado formalista.

O que é o formalismo na matemática?

Em fundamentos da matemática, filosofia da matemática e filosofia da lógica,formalismo é uma teoria que sustenta afirmações matemáticas e lógicas e pode ser considerada como afirmações sobre as consequências de certas regras de manipulação de strings.

Qual é a função do formalismo?

O formalismo inclui obras de diferentes tendências e trabalha o conceito do olhar e o resultado da experiência visual e estética. Sua característica fundamental é a austeridade, que passa além dos valores geométricos, combinando a forma e conteúdo.

Quem são os formalistas russos?

Os formalistas russos foram os primeiros a estudar sistemática e objetivamente a função dos padrões sonoros na poesia. "Fazendo isso, eles iniciaram um método para o exame quantitativo da estrutura linguística dos textos literários; uma abordagem que verificou produtividade na educação escolar do século vinte" (Mandelker, p. 327).

Qual a especificidade da literatura russa?

Os formalistas russos lançaram as bases teórico-metodológicas para o estudo da especificidade da literatura, recusando categoricamente toda e qualquer interpretação extraliterária do texto, chegando a afirmar a independência da literatura em relação às demais formas de vida social.

Qual a história literária desse período?

Regista-se neste período uma forte presença de uma história literária académica, de raízes positivistas; tal história literária estava dominada pela erudição e pouco voltada aos valores estéticos. A crítica impressionista, desenvolvida em jornais e revistas, era pouco rigorosa e séria.

Como os formalistas adotaram o modelo orgânico?

Desapontados pelos constrangimentos do método mecanicista, alguns formalistas adotaram o modelo orgânico. "Eles utilizaram a similaridade entre corpos orgânicos e o fenômeno literário em duas formas diferentes: ela aplicada ao trabalho individual e aos gêneros literários" (Steiner, "Russian Formalism", p. 19).

Postagens relacionadas: