Como era o divórcio na Mesopotâmia?

Índice

Como era o divórcio na Mesopotâmia?

Como era o divórcio na Mesopotâmia?

O divórcio era comumente iniciado pelo marido, mas as esposas tinham permissão para se divorciar de seus companheiros se houvesse evidência de abuso ou negligência.

Como viviam os povos antigos da Mesopotâmia?

A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios, os amoritas, os assírios e os caldeus.

Como o divórcio pode ser feito?

Se o casal estiver de acordo (divórcio consensual ou “amigável”) e não houver filhos menores de idade ou incapazes, o divórcio pode ser feito no cartório (extrajudicial) e é necessária a presença de advogado (os cônjuges podem ter advogados diferentes ou um só advogado para ambos).

Será que o divórcio é demorado?

O divórcio costuma ser rápido (o Estado não pode manter os dois casados), mas discussão da partilha e da pensão pode ser demorada. Nesse caso, é necessário um advogado para cada um. É preciso que o casal esteja separado há um ou dois anos? Não.

Como ocorre o divórcio com filho menor?

Nesse caso, existem regras específicas do lugar onde o processo deve acontecer. Divórcio com filho menor: se houver filho incapaz (menor de 16 anos), o divórcio acontece no local de domicílio de quem está com a guarda. Divórcio sem filho: se não houver filho, o local correto para o processo de divórcio deve ser o último domicílio do casal.

Qual o prazo para o divórcio litigioso?

Se fosse divórcio litigioso, não era necessário esperar qualquer prazo. Como não existe mais a separação judicial, não existe mais a condição do prazo mínimo de casamento em qualquer modalidade de divórcio. Quais os documentos necessários?

Postagens relacionadas: