Qual a postura do professor da escola tradicional?

Índice

Qual a postura do professor da escola tradicional?

Qual a postura do professor da escola tradicional?

O perfil do professor tradicional nos dias de hoje preza pelo respeito a sua autoridade, a organização da sala, como por exemplo, carteiras enfileiradas. O professor dessa categoria opta por aulas expositivas e o silêncio absoluto.

Qual era o papel do professor na escola tradicional?

A Pedagogia tradicional define uma prática educativa voltada para a formação intelectual e moral dos estudantes. Nesse sentido, a escola é tida como o ambiente oficial para a transmissão dos diferentes conhecimentos. ... Que a sala de aula é o espaço principal desenvolver o processo de ensino e aprendizagem.

Como o professor era visto na educação tradicional?

A escola tradicional era centrada no professor (magistrocêntrica), e na transmissão dos conhecimentos. O professor assumia o papel de detentor do poder, pelo poder do saber, com o desejo de ser reconhecido pelos por outros professores, pelos seus alunos e pela sociedade.

Como era o ensino na escola tradicional?

No método tradicional de ensino, o professor é considerado figura central e único detentor do conhecimento, que é repassado aos alunos, normalmente, por meio de aula expositiva. Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes.

Quais consequências traz a postura docente sobre os alunos?

Isso gera no aluno uma vontade incontrolável de se rebelar, de chamar a atenção de algum modo, para que o professor acorde e o deixe falar, expressar-se, e quando não consegue a atenção necessária, acaba adquirindo problemas de indisciplina.

Qual o papel do professor e do aluno Segundo a pedagogia tradicional?

Somente o professor possui conhecimento para ensinar, o papel do aluno é o de receber o conhecimento transmitido pelo professor. O silêncio em sala de aula é imposto pela autoridade docente. Os Pressupostos da aprendizagem são fundamentados na receptividade dos conteúdos e na mecanização de sua recepção.

O que é uma aula tradicional?

O que é uma sala de aula tradicional? No modelo tradicional o professor é o elo de conexão entre os alunos e o conhecimento. Os alunos têm pouco (ou nenhum) conhecimento quando entram na sala. Na sala de aula, eles adquirem todo o conhecimento, que normalmente é o conhecimento básico sobre algum assunto.

O que são métodos tradicionais?

Um dos mais usados na graduação é o método tradicional, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.

Qual a origem da escola tradicional?

Veja agora quais são os da escola tradicional: A escola tradicional teve seu início na era do Iluminismo, no século XVIII, e tinha como objetivo universalizar o acesso ao conhecimento, sendo essa sua principal vantagem.

Por que a escola tradicional não funciona mais?

Por que a escola tradicional não funciona mais? Atualmente, a escola tradicional já não funciona tão bem quanto quando foi criada. Com a realidade dinâmica e ativa que temos hoje, é praticamente impossível que uma instituição de ensino possua uma metodologia inerte.

Como funciona o método tradicional de uma escola?

Para começar, temos o método tradicional de um lado, que envolve muito mais que apenas conceitos ultrapassados e incoerentes, e a nova escola, que decide por uma renovação metodológica. Vamos começar pontuando o que cada uma é e como podemos evoluir nesse aspecto.

Quais são as características da educação tradicional?

Características da educação tradicional. Na escola tradicional, a relação professor/aluno é centrada no professor e na transmissão dos conhecimentos. O professor detém o saber e a autoridade, dirige o processo de aprendizagem e se apresenta como modelo a ser seguido. A relação é vertical e hierárquica, de vigilância nos casos extremos ...

Postagens relacionadas: