Como era a relação entre Bentinho e Capitu?

Índice

Como era a relação entre Bentinho e Capitu?

Como era a relação entre Bentinho e Capitu?

A narração começa quando Bentinho, como era chamado na época, descobre que está apaixonado pela sua vizinha e amiga de infância, Capitu. ... Assim, aos quinze anos, Bentinho se vê obrigado a partir para o seminário, apesar de saber que não tem vocação e que está apaixonado.

Qual era o nome do filho de Bentinho e Capitu?

O primeiro casa-se com Sancha, amiga de Capitu, com quem tem uma filha, a quem dão o nome de Capitolina, em homenagem à amizade próxima e intensa que compartilham. O segundo, Bentinho, casa-se, como se sabe, com Capitu, o casal tem um filho e, em espelho de reciprocidade simpática, dão a ele o nome do amigo: Ezequiel.

Como Bentinho descreve Escobar?

Escobar: amigo de Bentinho, seminarista, “era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos,… como tudo“.

Qual é o nome do filho de Capitu?

Alguns atores, que na época eram crianças, hoje se tornaram adultos, como é o caso de Bruninho, filho de Capitu – interpretada por Giovanna Antonelli.

Quais são as circunstâncias do personagem Bentinho?

As circunstâncias apresentadas no romance não são capazes de confirmar nada, pois se trata de uma história contada pelo próprio personagem: não há outro ponto de vista que não o do próprio Bentinho. Selo comemorativo dos 150 anos de nascimento de Machado de Assis com trecho de Dom Casmurro.*

Quem é o melhor amigo de Bentinho?

Ali, conhece Ezequiel de Sousa Escobar, que se torna o seu melhor amigo e confidente. É Escobar quem tem a solução para o problema de Bentinho: em vez do filho, D. Glória deve fazer padre “algum mocinho órfão”. Dessa maneira, Bentinho, finalmente, consegue sair do seminário. Bentinho vai estudar Direito e se forma bacharel aos 22 anos.

Quem tem solução para o problema de Bentinho?

Porém, D. Glória faz com que o filho cumpra a promessa, e ele vai para o seminário. Ali, conhece Ezequiel de Sousa Escobar, que se torna o seu melhor amigo e confidente. É Escobar quem tem a solução para o problema de Bentinho: em vez do filho, D. Glória deve fazer padre “algum mocinho órfão”.

Quais são as semelhanças entre Bentinho e Escobar?

Bentinho começa a ver semelhanças entre seu filho e o defunto Escobar; são semelhantes os olhos, as feições, o rosto, o corpo inteiro, segundo o narrador, de forma que “Escobar vinha assim surgindo da sepultura, [...] para se sentar comigo à mesa, receber-me na escada, beijar-me no gabinete de manhã, ou pedir-me à noite a bênção do costume”.

Postagens relacionadas: