Como os raios ultravioleta causam mutações no DNA?

Índice

Como os raios ultravioleta causam mutações no DNA?

Como os raios ultravioleta causam mutações no DNA?

Ao entrar em contato com componentes celulares denominados cromóforos, o oxigênio presente na pele absorve parte da energia dos raios UVA. Assim, o oxigênio se transforma se transforma em oxigênio singlete, uma molécula altamente reativa e potencialmente nociva ao DNA.

Qual a capacidade da luz UV sobre o DNA ou sobre a pele?

A radiação UV apresenta diferentes espectros de raios eletromagnéticos. ... A radiação UVA ainda é subdividida em UVA– I (3 nm) e UVA–II (3 nm). A radiação UVA–I possui maior capacidade de penetração na pele, com alto potencial para causar danos na estrutura do DNA e induzir ao câncer cutâneo.

Qual o nome que se dá ao efeito no qual o DNA quando em fita simples passa a absorver mais luz UV?

A capacidade de aumentar a absorção da luz UV pela molécula de DNA, utilizando o calor para desnaturá-la, é denominada hipercromia. Esse fenôme- no é reversível: com a diminuição da temperatura, as fitas de DNA se unem lentamente, fazendo a absorção de luz voltar à absorção inicial.

Que tipo de alterações à radiação ultravioleta pode ocasionar ao DNA?

Os raios UVA provocam a mutação do DNA mitocondrial, diminuindo o funcionamento e produção das mitocôndrias, interferindo no fornecimento de energia para a célula. Possivelmente todas essas alterações provocadas pela radiação desencadeiam o câncer de pele.

Qual o processo de mutagênese pela radiação UV?

A exposição (UV) solar da radiação ultravioleta provoca dano do ADN, uma etapa preliminar em processo da carcinogénese. A estabilidade do ADN é extremamente importante para o funcionamento apropriado de todos os processos celulares.

Quais os problemas causados pelos raios ultravioletas do sol?

A exposição aos raios UV pode contribuir não só para doenças de pele como queimaduras ou câncer, mas também com doenças graves nos olhos, como a catarata e degeneração macular. De acordo com estudos científicos, 1% de diminuição na camada de ozônio pode causar um aumento de 0,7% de catarata e 4% de câncer de pele.

Quais os efeitos da exposição aos raios ultravioleta sobre a pele?

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e penetra profundamente na pele, sendo capaz de provocar diversas alterações, como o bronzeamento e o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas.

Qual o principal dano provocados por exposição prolongada a raios ultravioleta na nossa pele?

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Os raios UVB são responsáveis por queimaduras na pele, ou seja, por aquelas manchas vermelhas e ardidas que surgem quando vamos à praia sem protetor solar.

Como que a mudança na sequência dos nucleotídeos no DNA afeta a expressão gênica?

As mutações alteram a estrutura do DNA, composto por nucleotídeos. Essa mudança pode resultar na síntese de uma proteína com função alterada. O DNA é constituído por íntrons - como regiões não codificantes - e éxons - regiões ditas “codificantes”-. Ou seja: trechos que contêm informação para a síntese de proteínas.

Qual a medida de absorção da luz ultravioleta na molécula de DNA?

Através da medida da absorbância da luz ultravioleta no espectrofotômetro, é possível acompanhar a desnaturação da molécula de DNA. A medida de absorção da luz UV a 260nm é máxima, e ocorre quando as fitas da dupla hélice estão completamente separadas e as bases expostas ao meio.

Qual a solução de desnaturação do DNA?

Soluções de DNA, em pH = 7,0 e temperatura ambiente, são altamente viscosas. A desnaturação da estrutura secundária do DNA pode ser obtida em solução por aumento da temperatura, por titulação com ácidos ou álcalis e por agentes desnaturantes, como a formamida e o dimetil-sulfóxido (DMSO).

Por que o DNA tem um custo energético elevado?

De fato, o DNA é a macromolécula que está sujeita à ação do maior número de sistemas de reparo conhecidos. Isso obviamente tem um custo energético alto, o qual, no entanto, é muito pequeno, se considerarmos as consequências que podem advir da manutenção de uma sequência de bases alterada no DNA.

Por que os raios UVA danificam as células cutâneas?

Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP buscou esclarecer os mecanismos pelos quais os raios UVA danificam o material genético das células cutâneas.

Postagens relacionadas: