O que é entrudo e como era comemorado?

Índice

O que é entrudo e como era comemorado?

O que é entrudo e como era comemorado?

O entrudo consistia na ocupação das ruas das cidades, mas também nos espaços rurais e mesmo dentro das casas, onde a população realizava brincadeiras nas quais se jogavam água, farinhas e polvilhos, além de outros líquidos como os denominados limões de cheiro, café, tinta, groselha, lama e até urina.

Como era comemorando o entrudo?

O carnaval no Brasil tem suas raízes históricas no período colonial, tornando-se uma lucrativa atividade comercial no século XX. O entrudo era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas.

O que define os festejos carnavalescos?

Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim "carna vale" e que significa dizer "adeus à carne". ... No início, as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias.

Como era feito os limões de cheiro?

Limões de cheiro, ou laranjas de cheiro, eram as pequenas bolas de cera recheadas de águas perfumadas característica do carnaval do Rio de Janeiro, na primeira metade do século XIX. Os limões de cheiro eram manufaturados nas casas senhoriais e usados preferencialmente no Entrudo Familiar.

O que era o entrudo por que Dom Pedro?

O Entrudo, como era chamado o festejo, consistia em verdadeiras batalhas de água, farinha, lama e, certas vezes, até urina. Proibido pela polícia, a celebração tinha o Imperador Dom Pedro II e seus familiares como foliões, sempre nas cercanias dos palácios e não no meio das ruas.

Postagens relacionadas: