Como surgiu o movimento hippie?

Índice

Como surgiu o movimento hippie?

Como surgiu o movimento hippie?

Durante três dias do mês de agosto de 1969, mais de meio milhão de pessoas se reuniram para participar de diferentes shows, fazer o uso de drogas e meditar. Certamente, esse festival foi o marco para o início da cultura hippie, a qual influenciou milhares de jovens não somente nos Estados Unidos, mas no globo todo.

Qual mensagem dos hippies as empresas acabaram incorporando aos seus produtos?

Ao final de suas passeatas, eles ofereciam, com um sorriso nos lábios, flores para as pessoas. Em pouco tempo, as grandes empresas incorporaram as mensagens e símbolos hippies aos seus produtos. Exemplo disso é o slogan usado para aumentar a venda de jeans: "Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada”.

Qual é o objetivo do movimento hippie?

"O movimento hippie tinha por objetivo rebelar-se contra os valores instituídos pela sociedade e através do descondicionamento, chegar à existência autêntica, embasada pela formação de uma 'nova consciência'", explica a historiadora e especialista em história social Patricia Marcondes de Barros, em entrevista ao G1.

Em que os hippies acreditam?

Os hippies pregavam o amor livre, o respeito à natureza, ao pacifismo e à uma vida mais simples, sem preocupações consumistas. Igualmente, utilizavam o consumo de drogas a fim de abrir a mente e serem mais criativos.

Qual foi o motivo do fim do movimento hippie?

Aliás, esse festival ficou conhecido como o símbolo do união da época. Em contrapartida, o movimento hippie foi perdendo suas forças ao longo dos anos. Isso ocorreu depois de diversos artistas morrerem de overdose. E John Lennon, até então simpatizante do movimento, ser assassinado em 1980.

Por que os hippies vivem em grupos?

Baseados nos princípios da não-violência e da cooperação, os hippies mais tradicionais costumavam viver em grupos. O centro do movimento foi a cidade americana de São Francisco, na Califórnia. Por lá, os hippies alugavam casarões antigos, onde moravam até 30 pessoas (se liga na ilustração ao lado).

Quais são os ideais hippies no Brasil?

No entanto, os ideais hippies ainda estão presentes através do movimento ecologista, dos não-consumistas, vegetarianos ou veganos, e mesmo nas campanhas por direitos das minorias. O movimento hippie no Brasil coincide com o período da ditadura militar. Isso torna o movimento um alvo dos militares e bastante criticado pela sociedade como um todo.

Como viviam os hippies?

Como viviam os hippies? O lance dessa galera era ser contra o “sistema” – a sociedade branca de classe média que pregava o apego aos bens materiais. Baseados nos princípios da não-violência e da cooperação, os hippies mais tradicionais costumavam viver em grupos.

Quem são os principais nomes do movimento hippie?

Os principais nomes foram Jack Kerouac, Allen Ginsberg, William Burroughs, Anne Waldman, Elise Cowen, entre outros. O movimento hippie foi herdeiro da cultura beat americana, mas foram mais além de uma escola literária e criaram um estilo de vida próprio.

Postagens relacionadas: