Como era o teatro épico?
Índice
- Como era o teatro épico?
- Qual era a visão de Bertolt Brecht sobre o espectador?
- O que o teatro épico procura fazer através de suas apresentações para o público?
- O que é a Diégese no teatro épico?
- O que foi o teatro expressionista?
- Qual foi a importância de Bertolt Brecht para o teatro?
- O quê Bertolt Brecht chamou de efeito de distanciamento *?
- Quais são as características do teatro expressionista?
Como era o teatro épico?
O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, ...
Qual era a visão de Bertolt Brecht sobre o espectador?
Ao escrever suas peças, Brecht imagina um espectador atento e não passivo perante a arte apresentada nos palco, um espectador cujo papel não era apenas de sentir a emoção, mas entender-se como ator da própria realidade, com capacidade de criticar e mudar o mundo, era preciso usar meios imediatos de chegar às pessoas.
O que o teatro épico procura fazer através de suas apresentações para o público?
O teatro épico procura fazer com que através de suas apresentações o público passe a refletir sobre o que vê e ouve e tenha a sua própria opinião crítica. O espectador nestas encenações é provocado a refletir tendo uma visão crítica daquilo que está sendo apresentado.
O que é a Diégese no teatro épico?
Teatro diégese é um teatro narrativo. Mostrar por meio da narração, e não da representação. Contexto social vivido por Brecht: ênfase do capitalismo e desfavorecimento das classes baixas.
O que foi o teatro expressionista?
Influenciado pelo movimento artístico alemão do início do séc. XX, o teatro expressionista, assim como outros campos artísticos, se opõe à reprodução da realidade, renunciando a imitação do mundo e potencializando, através da subjetividade, a essência das coisas.
Qual foi a importância de Bertolt Brecht para o teatro?
Defensor da contradição, o dramaturgo introduziu técnicas de efeito de distanciamento em todas as relações do teatro, fosse entre espectador e peça, ator e personagem, música e cena, de forma que todo o espetáculo se transformasse em um consenso de contradições.
O quê Bertolt Brecht chamou de efeito de distanciamento *?
Ele acreditava que distanciar era se situar na história. O efeito de estranhamento de Brecht busca tratar o gestus social, e busca fazer com que o espectador tire conclusões sobre a situação social, despertando assim o seu espírito crítico para a mesma.
Quais são as características do teatro expressionista?
XX, o teatro expressionista, assim como outros campos artísticos, se opõe à reprodução da realidade, renunciando a imitação do mundo e potencializando, através da subjetividade, a essência das coisas. Suas principais características são os enredos metafóricos e o extremo exagero, que causam uma atmosférica letárgica.