Quais os tipos de trabalho escravo na Grécia Antiga?

Índice

Quais os tipos de trabalho escravo na Grécia Antiga?

Quais os tipos de trabalho escravo na Grécia Antiga?

Os trabalhos nos campos, nas minas de minérios, nas olarias e na construção civil, por exemplo, eram executados por escravos. A mão de obra escrava também era muito utilizada no meio doméstico. Eles faziam os serviços de limpeza, preparavam a alimentação e até cuidavam dos filhos de seu proprietário.

Como era o trabalho na civilização grega?

Na sociedade grega, a concepção de trabalho está ligada à atividade manual e é considerada indigna do homem livre, o qual se destinava à meditação e à fruição dos prazeres da vida. ... Observe que o trabalho escravo era realizado por prisioneiros de guerra e por sujeição em função de dívidas.

Como era a escravidão na Grécia Antiga?

Os escravos eram os prisioneiros de guerra ou condenados por algum crime; um ultimo motivo para a escravização (que existiu como prática apenas até 594 a.C.) era por pagamento de dívidas; nesse caso, até mesmo um cidadão poderia virar escravo, reduzido socialmente à referida condição junto com seus filhos.

Como eram as relações de trabalho na Antiguidade?

Na Antiguidade, não existia a noção de emprego. A relação trabalhista que existia entre as pessoas era a relação escravizador-escravo. ... Nessa época, todo o trabalho era feito por escravos. Havia artesãos, mas estes não tinham patrões definidos, tinham clientes que pagavam por seus serviços.

Como eram os escravos na Grécia Antiga?

Escravos na Grécia Antiga Na Grécia do período Clássico, os escravos, cuja condição variava segundo a região e sistema político-social dominante (como Atenas e Esparta, por exemplo), tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando além disso funções económicas.

Como o trabalho era desvalorizado na Grécia Antiga?

O trabalho na Grécia Antiga era totalmente desvalorizado de forma aos seres humanos se submeterem a condições péssimas de trabalho a fim de terem a sua própria dignidade. Era comum observar os trabalhos braçais na agricultura, o que além de desgastar muito fisicamente o trabalhador, fazia com que seu trabalho ficasse limitado a um certa idade.

Quais são as principais características do trabalho escravo?

Resumo das principais características do trabalho escravo A mão de obra escrava era a base da economia da Grécia Antiga. Os trabalhos manuais, principalmente os pesados, eram rejeitados pelos cidadãos gregos. O grande filósofo grego Platão demonstrou esta visão: “É próprio de um homem bem-nascido desprezar o trabalho”.

Por que os trabalhos eram executados por escravos?

Os trabalhos nos campos, nas minas de minérios, nas olarias e na construção civil, por exemplo, eram executados por escravos. A mão de obra escrava também era muito utilizada no meio doméstico.

Postagens relacionadas: