Porque o pai queria que ele fosse caixeiro?

Índice

Porque o pai queria que ele fosse caixeiro?

Porque o pai queria que ele fosse caixeiro?

Motivo da opção: o castigo que o pai lhe aplicara (uma sova de vara de marmeleiro), por ter faltado duas vezes às aulas.

Como era o professor de Pilar?

Personagens: Pilar – o narrador protagonista da história que narra fatos acontecidos quando era criança. Podemos afirmar que não era um aluno exemplar visto que gostava de matar aula, embora fosse inteligente nos assuntos das aulas. Policarpo – severo professor da época que usava palmatória para corrigir os alunos.

Como era o mestre Conto de Escola?

Era um velho empregado do Arsenal de Guerra, ríspido e intolerante. Sonhava para mim uma grande posição comercial, e tinha ânsia de me ver com os elementos mercantis, ler, escrever e contar, para me meter de caixeiro. Citava-me nomes de capitalistas que tinham começado ao balcão.

Qual o tema do conto de escola de Machado de Assis?

Em Conto de escola, que pertence à coletânea Várias Histórias (1896), Machado de Assis retrata não só a rigidez da educação, como também o modo como se dão as relações entre esta e a vida social e política do Brasil de 1840.

O que o professor pensa sobre as atitudes de Pilar Raimundo e Curvelo?

d) O que o professor pensa sobre as atitudes de Pilar, Raimundo e Curvelo? Para o professor, Pilar e Raimundo cometeram um ato ilícito, por isso foram castigados severamente. Já a atitude de Curvelo não é vista como repreensível.

Em que época política estava o Brasil?

O Brasil Império (1822-1889) foi um período na história do Brasil de grandes transformações políticas e econômicas.

Quem delatou pilar ao professor?

Raimundo, filho do professor, oferece dinheiro para Pilar ensinar-lhe a lição. Ele aceita e ensina, mas Curvelo delata os dois ao mestre, que os pune com a palmatória.

Quem era Raimundo no conto Conto de Escola?

Chamava-se Raimundo este pequeno, e era mole, aplicado, inteligência tarda. Raimundo gastava duas horas em reter aquilo que a outros levava apenas trinta ou cinqüenta minutos; vencia com o tempo o que não podia fazer logo com o cérebro. Reunia a isso um grande medo ao pai.

Qual o tipo do narrador do conto da escola?

O contoConto de Escola”, de Machado de Assis, tem foco narrativo em primeira pessoa, e narra um fato que se passa numa escola do Rio de Janeiro, em 1840 (circunstâncias históricas: fim do Império, a Abolição dos Escravos e a Proclamação da República).

Qual foi a proposta feita por Raimundo a Pilar para que este ganhasse a moeda?

Pilar (o narrador quando criança), hesitante entre os espaços livres e abertos, locais para brincar, acaba optando pela escola. ... Já na escola, recebe de outro menino, Raimundo, filho do mestre, uma proposta: trocar uma explicação por uma moeda de prata.

Postagens relacionadas: