Qual a principal característica da peste negra?
Qual a principal característica da peste negra?
A peste era chamada de negra porque ela causava manchas negras na pele das pessoas, fruto das infecções provocadas pelo bacilo. Essa peste também ficou conhecida como bubônica por provocar bubões ou bubos, isto é, inchaços infecciosos no sistema linfático, sobretudo nas regiões das axilas, virilha e pescoço.
Quais foram os últimos casos de peste negra?
Já no Brasil, os últimos casos relatados foram após o ano 2000, com apenas três casos em todo o país, na Bahia, no Ceará e no Rio de Janeiro. Quando existe suspeita de peste negra é muito importante procurar ajuda médica o mais rápido possível, pois em pessoas que não fazem o tratamento em 48 horas as chances de cura são muito reduzidas.
Como é feito o tratamento da peste?
Como é feito o tratamento. O tratamento para qualquer um dos tipos da peste deve ser feito com o uso de antibióticos indicados pelo médico. Durante o tratamento é preciso ficar internado no hospital em um quarto de isolamento, para evitar passar a doença para outras pessoas.
Quando foi parar a peste na Europa?
A peste foi parar na Europa vinda provavelmente da Ásia Central, em 1347. O tempo das viagens nos navios de transporte durava muitas das vezes um tempo considerável, somado ao aglomerado de pessoas em condições precárias de higiene, o que favorecia a disseminação da peste. Morte Negra, de Christopher Smith, 2010.
Quando foi a primeira epidemia provocada pela peste?
A primeira grande epidemia que foi reconhecidamente provocada pela peste ocorreu no século VI, no império Bizantino, ao redor dos anos 5.