Como os doentes mentais eram tratados antigamente?

Índice

Como os doentes mentais eram tratados antigamente?

Como os doentes mentais eram tratados antigamente?

Na maioria das vezes, os portadores de doenças mentais viviam confinados em hospitais psiquiátricos como o de Juqueri, em São Paulo, isolados de tudo e de todos, até a morte. Muitos eram submetidos à camisa de força e a técnicas violentas como a lobotomia e o eletrochoque.

Como era o tratamento dos loucos antigamente?

Os tratamentos utilizados nos manicômios do século XIX incluíam o coma induzido e a lobotomia, por exemplo. Foi somente na primeira metade do século XXque essa situação começou a mudar, com o advento da psicofarmacologia.

Como era visto os hospícios antigamente no Brasil?

O tempo de internação dos pacientes variava. “Alguns ficavam internados por tempo quase indeterminado e outros não”, afirma o historiador. Ele explica ainda que na época o hospício era visto como uma espécie de “salvação” para os doentes mentais.

Como era o manicômio antigamente?

As condições dessas instituições manicomiais eram precárias e a maioria dos pacientes não tinha diagnóstico de doença mental (loucura). Os pacientes eram, “[...] epiléticos, alcoolistas, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava, gente que se tornara incômoda para alguém com mais poder” (ARBEX, 2013, p. 14).

Quais são os medicamentos específicos para doenças mentais?

Os medicamentos específicos para doenças mentais revolucionaram os tratamentos, sendo um fator determinante na diminuição de manicômios no mundo todo. Nasceu a possibilidade de o paciente receber um tratamento psiquiátrico por tempo limitado, em vez de permanecer em uma instituição a vida toda.

Qual a melhor água para curar doenças mentais?

Ela era considerada excelente pela comunidade médica para curar doenças mentais e até mesmo para prevenir o envelhecimento devido à sua capacidade para estimular a atividade celular. O tratamento com essa água se tornou tão popular que passou a ser o eleito para curar outros males como diarreia e malária.

Como é usada a radiação no tratamento de doenças mentais?

Ela era usada no tratamento de pacientes com distúrbios mentais e outras doenças. Apesar de polêmica, ela ainda é usada até os dias atuais. Durante a década de 1890, com os diversos métodos de tratamento de doenças mentais, os especialistas criaram a terapia de radiação logo após a descoberta do raio-x.

Quando ele foi excluído da lista de distúrbios mentais?

Só em 1990 ele foi excluído da lista de distúrbios mentais. “Em linhas gerais, podemos dizer que tudo aquilo que foge dos padrões mais aceitos dentro de uma sociedade é considerado loucura”, explica a médica Maria Tavares Cavalcanti, diretora do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Postagens relacionadas: