Qual era a estrutura da democracia ateniense?
Índice
Qual era a estrutura da democracia ateniense?
A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.
Quais os principais órgãos da democracia ateniense o que cada órgão fazia?
3 QUAIS OS ÓRGÃOS DA DEMOCRACIA ATENIENSE?
- 3.1 Eclésia ⠀ 3.1.1 Assembleia. A assembleia de todos os cidadãos e como poderíamos designar: “a casa do povo”. ...
- 3.2 Magistrados. 3.2.1 Arcontes. Eram sorteados pela Eclésia em torno de 10 membros anualmente. ...
- 3.3 Tribunais. 3.3.1 Areópago.
Quais são as características da democracia ateniense?
Características da Democracia Ateniense. Democracia direta. Reformas políticas e sociais. Reformulação da antiga Constituição. Igualdade perante a lei (isonomia) Igualdade de acesso aos cargos públicos (isocracia) Igualdade para falar nas Assembleias (isegoria) Direito de voto aos cidadãos atenienses.
Como surgiu a democracia em Atenas?
A democracia não surgiu em Atenas, no entanto pouco se sabe da organização do governo de outras cidades-Estados gregas. Ao contrário disso, restaram muitas informações sobre a democracia ateniense, de modo que é possível ter uma noção bastante clara de como funcionava seu governo.
Quais foram as transformações políticas em Atenas?
Algumas delas trouxeram medidas bastante rígidas e duras, mas todo o processo de transformações políticas em Atenas resultou no nascimento da democracia. O primeiro grande reformador em Atenas foi Drácon, que, no século VII a.C., decretou uma lei sobre crimes cometidos em Atenas.
Por que os atenienses eram divididos?
Em seu governo, os atenienses passavam a ser divididos em dez tribos que escolhiam seus principais representantes políticos. Todo ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele participaria na escolha de seus representantes políticos no governo central.