Qual o papel do assistente social diante da filantropia?

Índice

Qual o papel do assistente social diante da filantropia?

Qual o papel do assistente social diante da filantropia?

4.3. A inserção do assistente social no terceiro setor. ... A segunda tese, endogenista, afirma que o Serviço Social é uma “profissionalização das formas 'anteriores' de ajuda, da caridade e da filantropia, vinculada agora à intervenção na 'questão social'”. (MONTAÑO,.

Quais foram as três vertentes teóricas que emergiram no movimento de reconceituação?

Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

Qual marco histórico circunscreve o processo de trabalho do Serviço Social brasileiro?

Introdução. De 1936, quando da criação da primeira Escola de Serviço Social na PUC de São Paulo, a 2016, data em que a profissão completa oitenta anos no Brasil, uma história aguerrida, de lutas, de rupturas e construções, marca a trajetória do Serviço Social brasileiro.

Qual o papel do assistente social dentro do Cras?

O Serviço Social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas por ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede, deve atuar junto a outros profissionais, compondo uma equipe ...

Qual a importância da atuação do Assistente Social no terceiro setor?

Ele é responsável por defender e formular as políticas públicas e programas sociais do terceiro setor. ... Portanto, esse profissional deve compreender os problemas e as relações sociais, o contexto político e socioeconômico na busca de qualidade para os serviços prestados no terceiro setor.

O que é a filantropia para o serviço social?

No Brasil desde o século XVIII as práticas da filantropia e da assistência social estão diretamente associadas à caridade e às iniciativas sempre decorrentes de ações isoladas e de caráter voluntário, em grande parte, originado nas instituições religiosas.

Quais as 3 perspectivas do movimento de reconceituação Segundo José Paulo Netto?

Assim três perspectivas são apresentadas por Netto (2005) neste processo de renovação do Serviço Social: perspectiva modernizadora, perspectiva de reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura apresentadas a seguir.

Qual a influência do Serviço Social no Brasil?

Nos anos 19, o Serviço Social brasileiro recebe influência norteamericana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.

Quando surgiu a profissão do Serviço Social no Brasil?

Em 1869 é fundada a sociedade de organização da caridade em Londres, marco para a organização da Assistência Social. ... Em 1936, surge em São Paulo, a primeira Escola do Serviço Social do Brasil. A economia existe em todas as formas de organização dentro da sociedade.

Qual a influência do Serviço Social na realidade brasileira?

Assistentes sociais produziram boas análises da realidade brasileira, mas raramente se encontra análise da atuação do Serviço Social nessa mesma realidade. Ao Serviço Social tradicional se atribui um posicionamento funcionalista por influência americana.

Quais encontros foram realizados para discutir o Serviço Social?

Sete encontros foram realizados para discuti-lo, dando origem ao próximo encontro que foi o de Teresópolis (1970) sobre metodologia com repercussão em toda América Latina. Oferece uma metodologia do Serviço Social voltada para a prática profissional do Serviço Social e que se desenvolva com um nível mínimo de cientificidade.

Quais são as perspectivas da renovação do Serviço Social?

Posteriormente discuti-se as três perspectivas que são apresentadas por Netto no processo de renovação do Serviço Social: perspectiva modernizadora, perspectiva de reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. E por fim apresentam-se os dados da pesquisa referente à entrevista realizada com as profissionais de Serviço Social.

Como foi a construção do Serviço Social?

O desafio que ficou foi de discutir a construção do objeto do Serviço Social mediante um enfoque dialético que incorpore uma dupla perspectiva: a da ciência e a dos modos de produção das formações sociais e das conjunturas políticas.

Postagens relacionadas: