Como a lesão cariosa progride na dentina?

Índice

Como a lesão cariosa progride na dentina?

Como a lesão cariosa progride na dentina?

2.3 Reações dentinárias a progressão da cárie em esmalte As alterações na dentina ocorrem associadas à progressão da lesão cariosa no esmalte. Uma vez que a progressão da cárie é lenta, a dentina reage a fim de minimizar a possibilidade de ocorrência de injúrias pulpares, como inflamação e exposição.

Como podem ser classificadas as cáries?

A cárie pode ser classificada em coronária, radicular e recorrente. As cáries coronárias são o tipo mais comum e destacam-se pelo surgimento nas superfícies dos dentes ou entre eles. Na cárie radicular, a região afetada é a raiz do dente, sendo comum quando a gengiva sofre retração.

Quais são os estágios da doença e as regiões dos dentes mais afetadas pela cárie?

Quando a cárie atinge a dentina, o nível de dor começa a intensificar-se, podendo sentir uma dor aguda no dente infetado. Quando a subsuperfície de esmalte está enfraquecida devido à perda de cálcio e minerais de fosfato, o esmalte é destruído, formando-se uma cavidade.

Qual a bactéria que causa a cárie dentária?

Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida.

O que pode causar a cárie?

A cárie é uma doença bucal que pode ser causada pela união de três fatores: placa bacteriana, dieta rica em açúcar e uma má higiene bucal. “As bactérias da placa, nativas da cavidade bucal, usam como fonte de energia os açúcares provenientes da dieta e formam ácidos”, explica o dentista.

Qual a diferença entre erosão dentária e esmalte?

Com relação à erosão dentária, destaca-se a diminuição do brilho no esmalte, caracterizando-se por uma lesão arredondada e pela ausência de mancha branca 21.

Qual a causa da lesão cariosa?

12. A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.

Qual a causa da cárie dentária?

A cárie dentária é uma doença crônica que progride de forma lenta 3. Seu primeiro sinal clínico é representado pela mancha branca ativa podendo ser reversível diante da aplicação de flúor, principalmente na forma de verniz 4. Na ausência do tratamento, a lesão evolui até a destruição da estrutura dentária.

Postagens relacionadas: