Qual hormônio está deficiente nesse paciente?
Índice
- Qual hormônio está deficiente nesse paciente?
- Como saber se o GH está baixo?
- Como prescrever Gh?
- Quais são as manifestações clínicas da deficiência de GH?
- O que significa GH baixo?
- Quais são as deficiências hormonais hipofisárias?
- Quando deve ser realizada a investigação de hipotireoidismo?
- Como ocorre o hipotireoidismo primário?
- Quais são as causas do hipogonadismo hipotrófico?
Qual hormônio está deficiente nesse paciente?
A deficiência de hormônio do crescimento (GH) pode ocorrer isoladamente ou em associação a hipopituitarismo generalizado. As causas incluem doenças congênitas (incluindo genéticas) e algumas doenças adquiridas do hipotálamo e/ou hipófise.
Como saber se o GH está baixo?
Características clínicas gerais da deficiência de GH incluem:
- Baixa estatura com baixa velocidade de crescimento;
- Cabelos finos;
- Voz estridente;
- Maturação óssea e dentição atrasada.
Como prescrever Gh?
Idealmente, o uso terapêutico de GH deve ser indicado por médico endocrinologista ou endocrinologista pediátrico, que são capacitados para isto. Entretanto, qualquer médico pode prescrevê-lo e ele deve ser vendido sob prescrição e supervisão médica.
Quais são as manifestações clínicas da deficiência de GH?
São sinais e sintomas da deficiência de hormônio de crescimento: baixa estatura com baixa velocidade de crescimento; cabelos finos; voz estridente; maturação óssea e dentição atrasada.
O que significa GH baixo?
A deficiência do hormônio de crescimento no adulto é associado a sintomas mentais e emocionais como cansaço, tendência a depressão, isolamento social, baixa auto-estima, ansiedade e memória falha, e sinais físicos como aumento de gordura abdominal, diminuição da massa muscular, diminuição da densidade mineral óssea, ...
Quais são as deficiências hormonais hipofisárias?
Essa condição clínica é comumente descrita em associação com outras deficiências hormonais hipofisárias (panhipopituitarismo ou deficiência hipofisária múltipla) de forma congênita ou adquirida em decorrência de lesões estruturais da região hipotalâmica- hipofisária.
Quando deve ser realizada a investigação de hipotireoidismo?
A investigação de hipotireoidismo deve ser realizada em pacientes com quadro clínico sugestivo de tal condição e em pacientes considerados de risco para hipotireoidismo (tabela 1).
Como ocorre o hipotireoidismo primário?
No hipotireoidismo primário (95% dos casos) há inicialmente a elevação de TSH e, na evolução, redução dos níveis de T4 e, posteriormente, de T3. No caso de ser improvável a presença do hipotireoidismo, mas devendo esta possibilidade ser descartada, há necessidade apenas da dosagem de TSH.
Quais são as causas do hipogonadismo hipotrófico?
Causas adquiridas de hipogonadismo hipogonadotrófico são, em sua maioria, decorrentes de lesões estruturais ou anomalias funcionais envolvendo o eixo hipotalâmico-hipofisário.