Quem realizava o trabalho no engenho?
Quem realizava o trabalho no engenho?
A principal pessoa que gerenciava e ditava o ritmo da produção no engenho era conhecida como feitor-mor e sua tarefa era administrar o engenho para o senhor de engenho, dono da produção. Outro ofício bastante importante era o mestre de açúcar, que controlava o trabalho de beneficiamento do açúcar.
Como era o trabalho nos engenhos no Brasil?
O duro trabalho nos engenhos — desde a limpeza do solo para a preparação do plantio da cana até a fabricação e transporte do açúcar para comercialização — era feito por escravos. Por isso, já desde a primeira metade do século XVI, chegavam ao Brasil grandes contingentes de mão-de-obra escrava desde a África.
Quais eram os trabalhadores livres do engenho?
- Casa dos trabalhadores livres: pequenas residências simples, utilizadas pelos empregados do engenho, que não eram escravos. Habitavam estas casas, os funcionários do engenho como, por exemplo, capatazes, operadores das máquinas do engenho e outros funcionários especializados.
Como funcionava o engenho?
O engenho operava durante vinte horas diárias, sem interrupção, levando os trabalhadores à exaustão. Poucos trabalhadores eram livres e tinham especialização para ocupar cargos técnicos, como de mestre de purgar. A grande maioria era formada por trabalhadores escravizados submetidos a uma jornada pesada e a condição ...
Quando começaram os engenhos no Brasil?
No final do século XVII, já existiam cerca de 500 engenhos no Brasil, sobretudo na região nordeste. A partir do século XVIII, o açúcar entrou em decadência, com a concorrência realizada por britânicos, holandeses e franceses nas suas colônicas do Caribe.
Qual o trabalho dos escravos nos engenhos?
O Trabalho dos Escravos nos Engenhos Os escravos representavam a principal mão de obra do trabalho nos engenhos açucareiros (cerca de 80%) e não recebiam salários. Além de trabalharem longas jornadas, viviam em péssimas condições, vestiam trapos, eram açoitados pelos capatazes e ainda, comiam o resto da comida.
Quais eram as unidades produtivas do Engenho?
Além dessas unidades produtivas, um engenho também contava com construções utilizadas para o abrigo da população que ali vivia. Na casa-grande eram alojados o proprietário das terras, sua família e alguns escravos domésticos. Na senzala ficavam todos os escravos que trabalhavam nas colheitas e instalações produtivas do engenho.