O que foi o Romantismo em Portugal?

Índice

O que foi o Romantismo em Portugal?

O que foi o Romantismo em Portugal?

As tensões entre liberais e conservadores deflagraram, em 1832, a Guerra Civil Portuguesa, conhecida como Guerra Miguelista, Guerra dos Dois Irmãos ou Guerras Liberais, que perduraria até 1834. Foi durante esse período, principalmente a partir de 1822, que o romantismo surgiu em Portugal.

Qual a relação entre o romantismo E o público?

O romantismo está relacionado a uma serie de mudanças pelas quais passou a Europa, dentre elas a revolução francesa e a formação da burguesia. A burguesia era o público leitor que fomentou o romantismo.

Quais são as gerações do Romantismo em Portugal?

Gerações do romantismo

  • Geração: nacionalista. Essa geração teve início em 1825 e durou até 1838. ...
  • Geração: ultrarromântica. De 18, os escritores ultrarromânticos, influenciados pelo cenário de decadência portuguesa, incorporam, em suas produções, o tom melancólico e mórbido. ...
  • Geração: renovação romântica.

O que foi o Romantismo em Portugal Brainly?

Romantismo em Portugal surgiu no século XIX. Nas artes plásticas o Romantismo é normalmente encarado como um movimento oposto ao Neoclassicismo, por ser uma reação à excessiva racionalidade clássica, negando os princípios de harmonia, ordem e proporção.

O que foi o Romantismo na Europa?

O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os Estados nacionais na Europa.

Qual a classe que se destaca no período do romantismo?

A burguesia tornava-se cada vez mais a classe social dominante, substituindo as monarquias por meio de diversos processos revolucionários em todo o velho continente – a Revolução Francesa é um dos maiores exemplos desse período.

Quais as gerações do Romantismo?

São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".

Quando começou o Romantismo em Portugal?

O início do Romantismo em Portugal é marcado com a publicação, em 1836, de A Voz do Profeta, de Alexandre Herculano, sendo na sequência lançada a primeira revista romântica portuguesa, o Panorama, em 1837. Embora em 1825 tenha sido publicado Camões, obra de Almeida Garret, pode-se datar a o início do Romantismo a partir de 1836.

Quem são os principais autores do romantismo brasileiro?

Alguns dos principais autores desse movimento são: Goethe, Victor Hugo, Lord Byron, Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco. Por Me. Fernando Marinho. José de Alencar, Álvares de Azevedo e Castro Alves foram os principais representantes do Romantismo brasileiro. Listagem de Artigos.

Qual a origem do movimento romântico em Portugal?

Este estudo procura analisar as origens do movimento romântico em Portugal. Assim, destacar-se-á o papel inovador de Almeida Garrett e Alexandre Herculano e o contexto histórico-político que, no início do século XIX, motivou uma nova produção literária.

Qual o contexto histórico do romantismo?

Contexto Histórico. O momento histórico vivido em cada país altera as características do Romantismo, ... Em Portugal, o Romantismo surge no século XIX.

Postagens relacionadas: