Quais as contribuições da linguística para o ensino da língua?

Índice

Quais as contribuições da linguística para o ensino da língua?

Quais as contribuições da linguística para o ensino da língua?

A Lingüística veio mostrar que a língua pode ser analisada objetivamente, sem que se devam impor normas de um falar considerado correto, oposto a outros, vistos como incorretos. Qualquer modalidade de língua é passível de estudos, merece atenção por parte de professores e pesquisadores.

O que vem a ser a linguística aplicada e qual a sua contribuição para o ensino da língua materna?

Linguística Aplicada ou LA é um campo de estudo transdisciplinar, indisciplinar e intercultural que identifica, investiga e busca soluções para problemas relacionados à linguagem na vida real.

Qual o compromisso da linguística aplicada com o ensino de língua?

Conforme Tucker (1996), a Lingüística Aplicada é “um meio de ajudar a resolver problemas específicos da sociedade onde a linguagem está envolvida”. ... Não se pesquisa para explicar uma teoria; pesquisa-se principalmente para resolver um problema, e por isso, está-se mais próximo de dar um retorno à sociedade.

Como pode ser aplicada a psicolinguística no ensino de línguas?

A Psicolingüística estuda também o papel que a língua materna exerce na formação de conceitos, analisa sua importância na evolu- ção mental e determina de que maneira a criança adquire os pro- blemas a ela relacionados.

Como surgiu a linguística aplicada e quais suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa nas escolas?

A Linguística Aplicada (LA) nasceu há mais ou menos 60 anos, como uma disciplina voltada para o ensino de línguas estrangeiras. ... Durante muito tempo, a LA foi vista como uma forma de aplicar a Linguística teórica ao ensino de línguas, ou seja, era uma ciência voltada para os métodos e técnicas de ensino.

Quais são as contribuições da linguística para a área de Pedagogia?

Este artigo busca mostrar a Linguística como componente indispensável para a formação do pedagogo, visto que o suporte desse campo científico oferece ampliação do repertório docente na superação das práticas tradicionais da aquisição da linguagem escrita e do ensino da língua portuguesa.

O que é Linguística Aplicada derivante?

Linguística Aplicada autônoma é o ramo em que seus estudos estão voltado a investigação e soluções de possíveis problemas relacionados a linguagem da vida real, onde que, sua aplicação vai além da sala de aula, expandindo-se as diferentes ramificações da educação.

Qual a importância da linguística aplicada?

A Linguística Aplicada nasceu como uma como uma disciplina voltada para o estudo de língua estrangeira e hoje ela abrange diversas áreas, responsável pelo surgimento de vários outros campos de investigação transdisciplinar, de novas formas de pesquisa e de novos olhares sobre o que é ciência.

Como a Linguística Aplicada atua no auxílio da prática docente do professor de língua?

A educação linguística vem remeter a defesa de um ensino pautado na linguagem em sentido macro; a LA transgressiva traz ricas contribuições com os temas basilares para o debate com base no estudo da linguagem em sala de aula; e os estudos sobre letramento do professor surgem como forma de conscientizar a comunidade ...

Qual a finalidade do ensino da língua portuguesa?

O ensino da língua portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem e suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, após o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento. O desenvolvimento do saber lingüístico implica, leitura compreensiva e críticas de textos ...

Por que a língua é uma convenção?

A língua também é uma convenção e uma imposição da classe economicamente favorecida; ela varia de acordo com a localização geográfica e varia também, em função dos estrangeirismos (palavras originadas, de outros países que se incorporam ao léxico da língua portuguesa).

Por que a língua portuguesa é um instrumento de trabalho?

A língua portuguesa é um instrumento de trabalho de todo profissional que trabalha a língua materna no Brasil e, como afirma Dacanal (1987), a língua é essencialmente um fenômeno social e político.

Por que falta de habilidade com a língua materna?

A falta de habilidade com a língua portuguesa em todos os seus aspectos, manifestados em alunos pertencentes aos diversos níveis, continua provocando preocupações e discussões entre professores e estudiosos da língua materna. Discursos que se baseiam no seguinte questionamento: por que falantes da língua materna não têm familiaridade com a mesma?

Postagens relacionadas: