Como é formado o feudo?
Como é formado o feudo?
Um feudo medieval (território), geralmente era constituído pelas seguintes instalações: castelo fortificado (residência do nobre e sua família), vila camponesa (residência dos servos), área de plantio, igreja ou capela, moinho, estábulo, celeiro, etc.
Quais eram as características de um feudo medieval?
Características de um feudo medieval. A organização social que regia os feudos medievais tinha como principais características: Presença de três classes sociais: nobreza (senhor feudal); clero (Igreja); e servos (camponeses); Economia baseada na agricultura autossustentável; Comércio fraco;
Qual era o papel do feudo?
Apesar de seu papel simbólico, ele tinha poderes apenas em seu próprio feudo. Sua vantagem era não dever obrigações de vassalo, dentro de seu reino, a outro senhor. A organização dos feudos baseou-se em duas tradições: uma de origem germânica, o comitatus, e a outra de origem romana, o colonato.
Por que os feudos eram usados em comum?
Pastos, prados e bosques eram usados em comum. A terra arável era divida em duas partes. Uma, em geral a terça parte do todo, pertencia ao senhor; a outra ficava em poder dos camponeses. Nos feudos plantavam-se principalmente cereais (cevada, trigo, centeio e aveia). Cultivavam-se também favas, ervilhas e uvas.
Como nasceram os feudos romanos?
Nasceram sob o medo das invasões bárbaras sofridas e que ocasionaram o final do próprio Império Romano Ocidental. Os povos que formavam os novos feudos eram as antigas conquistas dos romanos e passaram a se organizar em reinos, condados e povoados isolados para se protegerem de invasores estrangeiros.