Como o corpo humano era visto no Renascimento?
Como o corpo humano era visto no Renascimento?
O corpo medieval era habitado por uma alma divina com a qual o artista, o cientista e o intelectual, fazendo-se análogos de Deus, acreditavam fundir-se ao produzir suas obras. Para isso, eles renunciam ao princípio da subjetividade e subordinam-se a uma lei heterônoma na qual o indivíduo se vê compreendido.
O que mudou em relação ao corpo na época do Renascimento?
E as atitudes do corpo deveriam ser contidas, os gestos deveriam ser discretos. Porém, no final da Idade Média, com o Renascimento, o corpo foi saindo do anonimato e da escuridão. O período mais obscuro da história foi dando lugar à liberdade de expressão e pensamento.
Como o corpo é visto ao longo da humanidade?
Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. ... Além disso, a Igreja exercia forte influência nessa época, chegando até a extinguir os Jogos Olímpicos. Qualquer culto ao corpo era estritamente proibido.
Quem foi o homem do Renascimento?
O Homem do Renascimento foi contemporâneo de notáveis transformações de toda ordem provocadas pela Revolução Comercial dos séculos XV-XVI que fez a glória e o esplendor das cidades-estados ...
Por que tudo mudou no Renascimento?
No Renascimento tudo mudou. Forjou-se naquela oportunidade um conceito dinâmico do Homem, que passou a ter sua própria história de desenvolvimento pessoal tal como a sociedade em que vivia. E não era para menos.
Qual a vergonha que existia em relação ao corpo?
E a partir daí a vergonha que existia em relação ao corpo começou a desaparecer e o conceito se der pura mesmo com o corpo mais a mostra também. Nesta época, a mulher principalmente, começa a mostrar mais sua sensualidade e sair da obscuridade que a cobria na idade media, e com isto começou a melhorar ate mesmo seu aspecto físico.