Em que momento da história da educação no Brasil ao ensino de arte se tornou obrigatório?

Índice

Em que momento da história da educação no Brasil ao ensino de arte se tornou obrigatório?

Em que momento da história da educação no Brasil ao ensino de arte se tornou obrigatório?

1971 Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Artística (que inclui artes plásticas, educação musical e artes cênicas) passa a fazer parte do currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. ... 1996 A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica.

Como foram as suas aulas de arte na educação básica?

Os alunos conheceram parte da vida e obra do artista, assistiram vídeos, filmes, pesquisaram e concluíram o trabalho realizando um Grafite, inspirado no tema, no portão da escola. Toda comunidade escolar recebeu muito bem a pintura, pois a ausência de Arte Urbana no bairro de Oswaldo Cruz é muito sentida.

Como o ensino de Arte Tornou-se oficial no Brasil?

Em 1996, a Lei nº. 9.394 (BRASIL, 1996, Art. 26, § 2º) estabeleceu que o ensino da Arte constituísse "componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".

Como se deu a história da arte-educação no Brasil?

No Brasil, o movimento de Arte-educação surgiu na Semana de Arte Moderna, de 1922 com a influência de Dewey. ... Mario de Andrade, professor na Universidade do Rio de Janeiro, passou a postular no seu curso de História da Arte, enfaticamente, a arte infantil como expressão espontânea e que deveria ser estimulada como tal.

Quando ocorreu a redefinição da disciplina de Educação Artística para arte?

Foi criada em 1961, seguida por outra versão de 1971 e finalmente, sua mais recente promulgação em 1996, vigorando até os dias atuais. O ensino de Arte foi incluído no currículo escolar pela LDB de 1971, com o nome de Educação Artística, ainda como “atividade educativa” e não como disciplina.

Postagens relacionadas: