Que eram as capitanias gerais?
Índice
- Que eram as capitanias gerais?
- Quem governava as capitanias gerais?
- Quais as diferenças entre vice reinados é capitanias gerais?
- Quais as principais características das capitanias gerais?
- O que eram os donatários?
- O que eram as sesmarias no Brasil?
- Como se chamava a pessoa que era favorecida com capitanias?
- Como era chamado o capitão dono da capitania?
- Qual era o objetivo das capitanias gerais?
- Qual a finalidade de uma Capitania-Geral?
- Quando começou a vida das capitanias?
- Quais foram as capitanias do Brasil?
- Como foi criado o sistema de capitanias?
Que eram as capitanias gerais?
No Império Português as capitanias-gerais eram territórios administrados diretamente pela Coroa, em contraste com as donatarias, atribuídas, a título hereditário, a ricos senhores comerciantes amigos do rei.
Quem governava as capitanias gerais?
O cargo de capitão e governador foi instituído para a administração das capitanias hereditárias a partir do processo de divisão e distribuição de extensas faixas de terra da colônia portuguesa na América.
Quais as diferenças entre vice reinados é capitanias gerais?
Os vice-reinos, que eram maiores e com maior poder aquisitivo, pelo alto número de tributos que arrecadava, detinham de um poder maior e mais abrangente. As capitanias tinham o predomínio um pouco menor e as suas atividades eram um mais restritas.
Quais as principais características das capitanias gerais?
Basicamente eram formadas por faixas de terra que partiam do litoral para o interior, comandadas por donatários e cuja posse era passada de forma hereditária.
O que eram os donatários?
Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal, além disso, eram componentes da alta aristocracia. Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 15. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias.
O que eram as sesmarias no Brasil?
Sesmaria (de sesma, derivada do latim sexĭma, ou seja, "sexta parte") foi um sistema português, adaptado no Brasil, que normatizava a distribuição de terras destinadas à produção agrícola.
Como se chamava a pessoa que era favorecida com capitanias?
Donatários das capitanias - História do Brasil - InfoEscola.
Como era chamado o capitão dono da capitania?
Capitão do donatário foi um cargo administrativo tardo-feudal português que, por meio da carta de doação e do foral, atribuía ao seu detentor direitos e deveres sobre determinada capitania hereditária.
Qual era o objetivo das capitanias gerais?
Os principais objetivos eram povoar a colônia e dividir a administração colonial. As Capitanias Hereditárias, porém, tiveram vida curta e foram abolidas dezesseis anos após sua criação.
Qual a finalidade de uma Capitania-Geral?
Uma capitania-geral consistia numa forma de administração utilizada nas colônias espanholas de ultramar, com o fim de exercer domínio sobre zonas que tinham importância militar ou estratégica e não tanto por seu papel econômico ou comercial para a metrópole.
Quando começou a vida das capitanias?
A vida das capitanias como única forma de divisão e administração teve vida curta, uma vez que, em 1548, surgiu o Governo-Geral. Os portugueses chegaram ao Brasil em 22 de abril de 1500, durante a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral.
Quais foram as capitanias do Brasil?
As capitanias do Brasil foram uma forma de administração territorial da América portuguesa, parte do Império Português, pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas.
Como foi criado o sistema de capitanias?
O sistema de capitanias havia sido implementado pelos portugueses na Ilha da Madeira, nos Arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde. Assim, ficou estabelecido a criação de 15 capitanias e seus 12 donatários, uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções.