Como era a vida do brasileiro na época da hiperinflação?
Índice
Como era a vida do brasileiro na época da hiperinflação?
Havia muita insegurança: não se sabia se o dinheiro seria desvalorizado com o passar dos dias. Por isso, muitas pessoas, principalmente as mais pobres, assim que recebiam o salário do mês, corriam para os supermercados para comprar tudo que pudessem. Enchiam os carrinhos e esvaziavam os bolsos em um único dia.
Como se acaba com uma hiperinflação?
"Há uma série de políticas. O principal é controlar a demanda agregada de cima. Tem como instrumentos principalmente a política monetária, ou seja, mais ou menos moedas, que é como se fosse o “lubrificante” do sistema. E gastos públicos: se reduz gasto público, reduz a demanda agregada.
O que fazer para valorizar o real?
Juro neutro: a Selic pode subir estimulando a economia Temos uma meta de inflação na faixa de 3% e o Banco Central trabalha com um juro real de 3,5%. Então nosso juro neutro tinha que ser 6,5%. Hoje é 2%. Com inflação nas metas e choque de commodities acontecendo, o estímulo monetário não precisa ser tão forte.
Como foi com a hiperinflação?
Em toda crise, alguém sempre lucra. Assim foi com a hiperinflação. Fazer contas era tão necessário que as vendas de calculadoras da empresa brasileira Dismac dobraram em apenas um ano! Os bancos também se aproveitavam da hiperinflação, pois possuíam incentivos econômicos para abrir agências em municípios com poucos habitantes.
Quais os episódios de hiperinflação no mundo?
Hanke disse à BBC que, incluindo a Venezuela, houve 58 episódios de hiperinflação no mundo, entre eles os 82,4% ao mês de inflação que o Brasil registrou entre dezembro de 1989 e março de 1990, quando as moedas eram o cruzeiro e o cruzado e os preços dobravam a cada 35 dias.
Como os bancos aproveitaram da hiperinflação?
Os bancos também se aproveitavam da hiperinflação, pois possuíam incentivos econômicos para abrir agências em municípios com poucos habitantes. Entre 19, 1.078 novas agências bancárias foram abertas!
Quais foram os períodos de inflação brasileiro?
No caso brasileiro, foram pelo menos 15 anos de inflação acima de dois dígitos ao mês. Nesse período, que tomou toda a década de 1980, comerciantes remarcavam preços diariamente, produtos sumiam das prateleiras e consumidores corriam às compras assim que recebiam seus salários, para evitar a mudança súbita dos valores.