O que era a sociedade espartana?
Índice
- O que era a sociedade espartana?
- Como foi o fim dos espartanos?
- Qual a descendência dos espartanos?
- Quem são os espartanos hoje?
- Quem eram considerados cidadãos em Atenas e Esparta?
- Como era o comportamento de um espartano?
- Quando começou a sociedade espartana?
- Qual a diferença entre persas e espartanos?
- Qual foi a origem da política espartana?
O que era a sociedade espartana?
Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.
Como foi o fim dos espartanos?
Esparta foi, assim, destruída na batalha da Selácia, em 222 a. C. Após esta derrota, acabou por cair nas mãos dos tiranos Macânidas (211-206 a.
Qual a descendência dos espartanos?
A civilização que deu origem à cidade-estado de Esparta, na antiga Hélade, ou Grécia Antiga, desenvolveu-se no centro da Península do Peloponeso a partir da herança dos povos indo-europeus chamados dórios, que ali se estabeleceram por volta do século X d.C.
Quem são os espartanos hoje?
Habitantes de região do sul da Grécia dizem ser herdeiros dos lendários soldados da antiguidade; em vez de guerra, porém, hoje fazem azeite. No sul da parte continental da Grécia fica a Península do Peloponeso. E na região de Mani, o relevo pedregoso e acidentado parece ondular feito o mar.
Quem eram considerados cidadãos em Atenas e Esparta?
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Como era o comportamento de um espartano?
O comportamento de um espartano era bastante curioso. Até os 30 anos, ele não tinha uma casa para chamar de sua. Morava com a tropa, em geral em barracos, na periferia da cidade ou em tendas de campanha, algo esperado para quem nasceu para guerrear.
Quando começou a sociedade espartana?
Durante este período, Esparta ou Lacedemônia era apenas uma vila dórica às margens do rio Eurotas, na Lacônia. No início do século VIII, no entanto, a sociedade espartana se transformou.
Qual a diferença entre persas e espartanos?
Persas e espartanos já haviam se encontram antes. Porém, os conflitos foram apaziguados pelos atenienses. Assim, a tropa de Esparta, composta por 700 homens, era formada pelos periecos – segunda camada da sociedade espartana, que possuíam a liberdade, porém não tinha direito à decisões políticas.
Qual foi a origem da política espartana?
Acredita-se que essa estrutura social rígida assim como o sistema político espartano tenham sido elaborados, por volta do século VIII a.C., por um legislador mítico chamado Licurgo. A política espartana também era uma estrutura rígida, e, como vimos, acredita-se ter sido formulada por Licurgo.