Como eram as escolas em Esparta?

Índice

Como eram as escolas em Esparta?

Como eram as escolas em Esparta?

A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros.

Como eram tratados os recém nascidos na Grécia antiga?

Nesses casos, as crianças eram mortas (afogamento, jogadas de penhascos etc.), caracterizando uma prática sistemática de infanticídio pelo Estado. O infanticídio era uma medida até certo ponto comum na região grega, mas apenas em Esparta não era uma decisão dos pais e sim do Estado.

Qual o nome do campo de treinamento do Estado espartano onde as crianças eram levadas aos 7 anos de idade?

De acordo com o folclore, o agogê foi introduzido pelo legislador espartano semi-mítico Licurgo, mas suas origens remetem aos séculos VII e VI a.C., quando o Estado treinava cidadãos do sexo masculino entre as idades de 7-21.

Qual era a educação em Atenas?

Em Atenas, a educação era um privilégio destinado àqueles que possuíam condição para pagar pelos serviços de um professor particular. Os atenienses procuravam realizar um equilíbrio entre o corpo e a mente de cada indivíduo.

Qual era o ensino de uma cidade tão complexa como Atenas?

Uma cidade-estado com uma administração tão mais complexa como Atenas, necessitava de um ensino que fosse coerente com esses homens dirigentes. Na ida à escola, os as crianças eram acompanhadas por um escravo (o pedagogo) até um lugar onde as crianças do mesmo bairro se encontravam e iam marchando para a escola, com passos rítmicos e olhos baixos.

Quais são as características da educação ateniense?

Principais características da educação ateniense. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam música, artes plásticas, Filosofia, etc. As atividades físicas também faziam parte da vida escolar, pois os atenienses consideravam de grande importância a manutenção da saúde corporal.

Como aprendem os meninos de Atenas?

Com sete anos, os meninos de famílias nobres de Atenas começavam a frequentar escolas privadas, em que – em uma das raras exceções das sociedades antigas – os pobres também podiam estudar, pois o valor era acessível. Nestes lugares, os meninos aprendiam música, poesia, filosofia, matemática e outras disciplinas.

Postagens relacionadas: