Quem foi o inventor da moeda?

Índice

Quem foi o inventor da moeda?

Quem foi o inventor da moeda?

Os indícios mais antigos de utilização de moedas são da China, no período de 1 100 a.C.. No âmbito europeu e mediterrânico a moeda apareceu pela primeira vez no século VI a.C. na Ásia Menor, na Lídia. Dali o seu uso estendeu-se para a Grécia Antiga, e os fenícios disseminaram o seu uso por toda a área mediterrânica.

Como eram as moedas romanas?

As moedas romanas , em circulação durante a maior parte da República e do Império Romano do Ocidente, incluíam o áureo ( aureus, em latim ), de ouro; o denário ( denarius ), de prata; o sestércio ( sestertius ), de bronze; o dupôndio ( dupondius ), de bronze; e o asse ( as ), de cobre.

Como surgiram as primeiras moedas na Grécia?

Na Grécia são colocadas a circular as primeiras moedas com figuras de animais e plantas que representavam a belíssima Ilha de Egina. Na Lídia, antiga região Ásia Menor, surgem pequenos lingotes ovais de uma liga de Ouro e Prata chamada Eletro, e as suas ilustrações são alusivas a Efígies. É atribuído aos Lídios a invenção da moeda.

Qual o costume de colecionar moedas antigas?

Os antigos imperadores romanos tinham o costume de colecionar moedas antigas. Tal costume se manteria ao longo do tempo, vindo a constituir-se no ramo científico da numismática a partir da Renascença.

Quais são as dimensões das moedas?

Ora apresentaram-se em tamanhos reduzidos que é o exemplo do stater, que circulou na Fenícia, ora apresentaram-se com dimensões maiores como é o caso do Dáler, peça de cobre oriunda da Suécia no Séc. XVII. Embora se tenha globalmente adoptado a forma oval, as moedas já se apresentaram quadradas, poligonais, etc.

Postagens relacionadas: