Como foi descoberto o diabetes?
Como foi descoberto o diabetes?
Em 1910, o senhor Edward Albert Sharpey-Schafer encontrou que o diabetes resultou da falta da insulina. Denominou o açúcar no sangue de regulamento químico como a insulina do “insula latino”, significando a ilha, na referência às ilhotas de Langerhans deprodução no pâncreas.
Quem descobriu o diabetes mellitus tipo 1?
Matthew Dobson, de Manchester, In- glaterra, foi quem demonstrou, em 1776, que pessoas com diabetes realmente expelem açúcar na urina.
Quem descobriu a diabetes mellitus tipo 2?
Aretaeus, médico que viveu na Grécia entre os anos d.C., criou o termo diabetes mellitus para fazer referência ao gosto adocicado da urina desses pacientes.
Qual a origem da palavra diabetes?
O termo latino "diabetes" tem origem no vocábulo grego διαβήτης, por sua vez derivado do verbo διαβαίνω, que significa «passar através». Proveniente do latim, o termo mellitus significa «aquilo que contém mel; doce como o mel», numa referência ao excesso de glicose presente na urina do portador da doença.
Como a insulina é produzida?
A insulina é um hormônio proteico produzido no pâncreas, mais precisamente em grupos celulares chamados de ilhotas pancreáticas. Nas ilhotas, há células alfa e células beta, sendo essas últimas responsáveis pela secreção da insulina.
Qual a origem do nome diabetes?
A palavra "diabetes" tem origem grega e significa "sifão". A doença recebeu esta designação devido à poliúria que a caracteriza, uma vez que o líquido ingerido pelo diabético passa rapidamente pelos rins antes de ser eliminado na urina.
Como a diabetes é causada?
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.