Como era usada a palmatória?
Como era usada a palmatória?
A palmatória foi o principal instrumento para aplicar castigos nos alunos desordeiros ou traquinas. ... Apesar do nome, a palmatória era também utilizada em outras parte do corpo, além da palma da mão. Por vezes a violenta disciplina era aplicada em excesso. Foi o caso do estudante que recebeu golpes na cabeça e no rosto.
Quando a palmatória foi extinta no Brasil?
A palmatória pelo mundo No Brasil, seu emprego foi introduzido pelos jesuítas, como forma de disciplinar os indígenas. A prática só começou a ser repensada em 1970, com as campanhas pelo fim da violência infantil, na década de 1970. Na década de 1980, foi considerada crime.
O que os professores usavam antigamente?
1. A palmatória. A palmatória (ou férula) era uma das formas de disciplinar mais usadas e cruéis de antigamente. O artefato de madeira, que se consiste em uma haste encabeçada por um círculo (semelhante a uma colher de pau) cheia de pequenos furos, era usada para bater nas mãos do estudante quando este cometia um erro.
Quando foi proibido à palmatória?
Em 1867, New Jersey foi o primeiro Estado a proibir a prática em escolas públicas. Mas somente em 1971, mais de cem anos depois, um segundo Estado, Massachusetts, seguiu o exemplo.
Quando surgiu a palmatória no Brasil?
A prática foi perpetuada pela escravidão africana. Os senhores a utilizavam como um dos muitos castigos aplicados aos negros desobedientes. No século XIX, quando a educação dava seus primeiros passos em nosso país, a palmatória migrou para a escola."