Como e quando surgiu a Psicologia Hospitalar?
Índice
- Como e quando surgiu a Psicologia Hospitalar?
- Quando surge a Psicologia Hospitalar no Brasil?
- Qual é o foco da Psicologia Hospitalar?
- Em que ano a Psicologia Hospitalar foi implantada no Brasil e qual órgão a regulamentou?
- Como se escreve no Brasil a história da psicologia no contexto hospitalar?
- Como seu conhecimento em Psicologia pode auxiliar no atendimento ao paciente hospitalizado?
- Quais conceitos você considera fundamentais para a atuação do psicólogo no contexto hospitalar?
- Qual a origem dos hospitais?
- Qual a origem do hospital como instrumento terapêutico?
- Quais eram os dormitórios dos pacientes?
- Qual a finalidade do Hospital contemporâneo?
Como e quando surgiu a Psicologia Hospitalar?
A história da Psicologia Hospitalar remonta a 1818, quando, no Hospital McLean, em Massachussets, formou-se a primeira equipe multiprofissional que incluía o psicólogo. Nesse mesmo hospital foi fundado, em 1904, um laboratório de psicologia onde foram desenvolvidas pesquisas pioneiras sobre a Psicologia Hospitalar.
Quando surge a Psicologia Hospitalar no Brasil?
Na tentativa de facilitar a formação profissional, surge, em 1977, o primeiro curso de Psicologia Hospitalar realizado no país, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, produzido e ministrado por Bellkiss Romano.
Qual é o foco da Psicologia Hospitalar?
A Psicologia Hospitalar é o campo de tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização.
Em que ano a Psicologia Hospitalar foi implantada no Brasil e qual órgão a regulamentou?
A Psicologia Hospitalar foi reconhecida como especialidade em 2001 e, atualmente, regulamentada pela Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 13/2007. Esta Resolução veio coroar anos de empreen- dedorismo e engajamento das(os) Psicólogas(os) nos hospitais e defender as peculiaridades da atuação nesse ambiente.
Como se escreve no Brasil a história da psicologia no contexto hospitalar?
Os primeiros estudos sobre o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar brasileiro apareceram no final da década de oitenta (LAMOSA, 1987; CAMPOS, 1988). Lamosa (1987) sugere que o psicólogo deve desenvolver uma imagem mais ampla como profissional de saúde, não se restringindo a questões de Saúde Mental.
Como seu conhecimento em Psicologia pode auxiliar no atendimento ao paciente hospitalizado?
Ao trabalhar com o paciente enfermo, o psicólogo lida com o sofrimento físico e psíquico, tendo que compreender o sujeito em sua integralidade, entendendo e considerando o conflito determinado pela situação da doença e da hospitalização, o sofrimento físico, a dor e o mal-estar, destacando que a necessidade do ...
Quais conceitos você considera fundamentais para a atuação do psicólogo no contexto hospitalar?
A atuação do profissional da psicologia no contexto hospitalar não se refere apenas à atenção direta ao paciente, refere-se também a atenção à família e a equipe de saúde, com o objetivo de promover mudanças, atividades curativas e de prevenção, além de possibilitar a diminuição do sofrimento que a hospitalização e a ...
Qual a origem dos hospitais?
A Origem dos Hospitais. As origens do hospital contemporâneo estão ligadas às instituições religiosas de atenção social da Antiguidade. Os templos e outros estabelecimentos eram as instituições de cuidado que recebiam os enfermos e providenciavam atenções especiais.
Qual a origem do hospital como instrumento terapêutico?
Foucault (1986) diz que o surgimento do hospital como instrumento terapêutico é uma invenção relativamente nova, datada do final do século XVIII. Foi necessária a realização de sucessivas reformas nos hospitais, para erradicar a insalubridade e adquirir definitivamente seu caráter terapêutico.
Quais eram os dormitórios dos pacientes?
Cercado por muros e vigias, chegou a ter 3 mil pacientes. Eles dormiam em colchões velhos, infestados de percevejos. Muitos dormitórios não tinham janelas e eram fechados com grades de ferro. Os internos tinham a cabeça raspada e vagavam descalços, maltrapilhos ou nus. Às vezes, passavam meses sem carne.
Qual a finalidade do Hospital contemporâneo?
Foi necessária a realização de sucessivas reformas nos hospitais, para erradicar a insalubridade e adquirir definitivamente seu caráter terapêutico. O hospital contemporâneo tem como objetivo a recuperação da saúde e o acolhimento no momento da morte, quando não é possível curar a doença.