Como o corpo foi visto ao longo da história?

Índice

Como o corpo foi visto ao longo da história?

Como o corpo foi visto ao longo da história?

Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade.

Como era visto o corpo na Antiguidade e como ele é visto nos dias atuais?

Qualquer culto ao corpo era estritamente proibido. Até chegarmos aos dias de hoje, o corpo passou por diversas modificações. O que se vê hoje, são corpos construídos, seja pela mídia ou por cirurgias plásticas. A concepção de corpo da sociedade contemporânea é puramente artificial.

Como o corpo era percebido em Atenas?

Na Grécia Antiga, berço da civilização ocidental, surgiu a idéia do corpo perfeito conquistado por meio da atividade física. ... Eles perceberam que a nudez, além de bela, melhorava o desempenho do atleta, sobretudo nas competições periodicamente disputadas na península grega, os Jogos Olímpicos.

Como vemos a expansão da Revolução Industrial no século XIX?

No século XIX, vemos a expansão da Revolução Industrial acontecendo em outras partes do mundo e principalmente no Velho Continente. Em pouco tempo, vemos a formação de grandes centros urbanos onde os trabalhadores ocupavam postos de trabalho diversos e experimentavam um tipo de rotina nunca antes vista em toda a História.

Qual a origem da pele dourada no século XVII?

Já no século XVII, a apreciação deu lugar a corpos mais delicados e a cinturas mais afuniladas, que surgiram após muito esforço com o uso dos espartilhos. Se hoje a pele dourada é vista como um sinal de beleza e charme, no século XVII talvez fosse visualizado como uma marca negativa para as mulheres que desejassem atingir um modelo de beleza ideal.

Por que as gordinhas eram belas no século XV?

O que hoje parece ser um problema para a maioria das pessoas, no século XV era um elemento de charme e beleza: ter uns quilos a mais era tudo que há! As gordinhas, principalmente, eram consideradas belas justamente pelos quilinhos a mais que possuíam. As magras eram vistas como pessoas sem saúde e sem graça, despidas assim de beleza.

Qual a época que a beleza foi deixada de lado?

Nesse caso, ela era associada à fertilidade e à disponibilidade de recursos. Desde então, a única época que não houve o domínio de algum padrão de beleza se deu na Idade Média. Graças à forte influência da Igreja, os hábitos de higiene dos gregos e dos romanos foram deixados de lado.

Postagens relacionadas: