O que eram as naus portuguesas?

Índice

O que eram as naus portuguesas?

O que eram as naus portuguesas?

De modo geral, designa o navio de alto bordo, de aparelho redondo, e destinado ao comércio, e não raras vezes é qualificado por um termo adjetivo: nau de comércio, nau mercante, nau de guerra. ... A caravela era a principal embarcação usada pelos navegadores portugueses e espanhóis nos séculos XV e XVI.

O que é nau de um barco?

nau nau. 1. [ Náutica ] Navio de vela, de alto bordo, com três mastros e grande número de bocas-de-fogo , desusado actualmente .

Qual a diferença entre naus e caravelas?

Caravelas eram navios menores, em geral com apenas dois mastros. Além disso, não tinham os altos "castelos" de popa e proa das naus, isto é, áreas cobertas à frente e atrás dos navios. ... Já as naus tinham várias cobertas (conveses abaixo do convés principal) e três mastros.

Quais os postos que existiam nas naus?

A tripulação das naus da Carreira da Índia obedecia a uma hierarquia bem definida. Cada navio tinha um capitão, que era o responsável máximo por tudo o que se passava ao longo da viagem no seu navio (de entre os capitães, era escolhido o capitão-mor, o posto hierarquicamente mais elevado na armada).

O que é nau na Bíblia?

Significado de nau Antiga embarcação a vela, de alto bordo, com três mastros e numerosas bocas de fogo.

Qual a diferença entre caravela nau e Galeão?

Caravelas eram navios menores e menos bojudos que as naus. ... Uma nau podia ser, simplesmente, um navio grande, usado para o comércio ou para a guerra. Já o galeão era principalmente uma arma de guerra, mais fortemente armado e com um casco mais esguio, permitindo maior velocidade.

Para que serve os navios antigos?

Estes barcos primitivos possuíam funções limitadas: eles conseguiam mover-se sobre a água, conquanto, limitavam-se a isso. Inicialmente foram utilizados para caça e pesca. O barco mais antigo descoberto pelos arqueólogos até então, é uma canoa.

O que é uma caravela portuguesa barco?

A caravela era um barco pesqueiro, utilizado principalmente ao longo da costa da Europa, mas que também podia ser utilizado em alto mar. As caravelas eram pequenas, com no máximo três mastros até então, e utilizavam velas num fomato que foi batizado "latino" (triangular).

Por que as naus desenvolveram-se em Portugal?

À época de Fernando I de Portugal as naus desenvolveram-se de forma assinalável em Portugal. Devido à pirataria que assolava a costa portuguesa e ao esforço nacional de criação de uma armada para as combater, as naus passaram a ser utilizadas também na marinha de guerra.

Qual a origem das naus na Baixa Idade Média?

Na Baixa Idade Média, entre o século XIII e a primeira metade do XV, as naus, ainda tecnicamente longe daquilo que seriam nos Descobrimentos, serviam essencialmente para transportar mercadorias que provinham dos portos da Flandres para a península Itálica, no Mar Mediterrâneo, e vice-versa.

Quais foram as primeiras naus oceânicas?

Estas naus, desde o período das primeiras naus oceânicas como a Santa Maria, foram alvo em pouco tempo de um enorme desenvolvimento e inovação no seu design e tamanhos - especialmente em Portugal, devido ao confronto armado no Oceano Índico, à grande carga e às longas distâncias percorridas.

Quem é a ciência náutica portuguesa?

A Ciência Náutica Portuguesa é nome dado ao somatório dos preceitos, técnicas e investigação relativos à navegação astronómica no Oceano Atlântico, desenvolvido pelos portugueses.

Postagens relacionadas: