Como eram as creches de antigamente?
Índice
Como eram as creches de antigamente?
A creche se caracterizava por uma atuação em horário integral, e a pré-escola, por um funcionamento semelhante ao da escola, em meio período. A creche se subordinava e era mantida por órgãos de caráter médico/assistencial, e a pré-escola aos órgãos vinculados ao sistema educacional.
Como aconteceu o processo de regulamentação da educação infantil no Brasil?
A Constituição atual reconheceu, pela primeira vez, a Educação Infantil como um direito da criança, opção da família e dever do Estado. A partir daí, a Educação Infantil no Brasil deixou de estar vinculada somente à política de assistência social passando então a integrar a política nacional de educação.
Qual é o objetivo de uma creche?
Segundo o Concelho Nacional de Educação (CNE) (2008), a Creche deve ter, assim, a função de cuidar e educar a criança. Cuidar e educar são elementos indissociáveis!
Qual a história da creche?
A história da creche mostra que, como instituição, ela passou por ciclos de expansão e de retraimento. Haddad (1993), analisando esses ciclos, evidencia que o desenvolvimento das creches ocorreu por motivos exteriores às necessidades das crianças na faixa etária de zero a três anos.
Qual a origem das creches populares no Brasil?
No Brasil, o surgimento das creches foi um pouco diferente do restante do mundo. Enquanto, no mundo, a creche servia para as mulheres terem condição de trabalhar nas indústrias, no Brasil, as creches populares serviam para atender não somente os filhos das mães que trabalhavam na indústria, mas também os filhos das empregadas domésticas.
Qual a origem da palavra creche?
A palavra Creche, que tem origem francesa, significa manjedoura. ESCOLA INFANTIL -> criada em 1816 por Robert Owen, na Escócia.
Quais são as funções atuais das creches?
São abordadas também as concepções e funções atuais dessa instituição, e as mudanças que aconteceram com o decorrer dos anos, as quais fizeram com que as creches passassem a ter, não só a função assistencialista, mas também um compromisso maior com a educação das crianças.