Quais foram os três governadores-gerais do Brasil?

Índice

Quais foram os três governadores-gerais do Brasil?

Quais foram os três governadores-gerais do Brasil?

Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 15.

Como eram os chamados governos gerais?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. ... Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 15.

Quais os cargos criados pelo Governo Geral?

Os cargos de maior destaque foram:

  • Ouvidor-mor: responsável pelos assuntos de justiça e pela imposição das leis na colônia;
  • Provedor-mor: responsável pela arrecadação e administração das finanças;
  • Capitão-mor: responsável pela defesa da colônia contra invasores e contra-ataques de indígenas.

Quem foram Tomé de Souza Duarte da Costa e Mem de Sá?

Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa (que governou de 15), Duarte da Costa (1553-1558) e Mem de Sá (1558-1572). Militar e administrador português, Tomé de Sousa chegou ao Brasil numa esquadra de seis embarcações, trazendo com ele mais de mil pessoas.

Qual o nome do segundo Governador-geral da colônia?

Duarte da Costa Duarte da Costa foi um importante administrador português e o segundo governador geral do Brasil Colônia, durante os anos de 1553-1558.

O que os governadores gerais fizeram para assentar definitivamente os colonos?

No âmbito administrativo, o governador geral deveria incentivar a fundação de novos povoamentos, realizar a construção de navios destinados ao comércio colonial e preservar o monopólio real sobre a exploração do pau-brasil ao longo da costa.

Quais são as características do Governo Geral?

O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. ... Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.

Quais foram as principais realizações no governo de Duarte da Costa?

Principais realizações do do governo de Duarte da Costa: - Organizou a luta contra tribos indígenas, contrárias a presença portuguesa, na região do Recôncavo Baiano. - Organizou expedições em busca de metais preciosos e recursos minerais. - Duarte da Costa teve um sério conflito com o bispo Pedro Fernandes Sardinha.

Quem é o governo-geral?

Governo-Geral, organização administrativa Governo-Geral: uma das formas da dominação colonial portuguesa no Brasil. O governo-geral foi um dos modelos de organização administrativa que os portugueses estabeleceram no Brasil durante o período colonial.

Quais são os cargos de auxílio ao governador-geral?

Para realizar essas funções foram criados alguns cargos de auxílio ao governador-geral. Dentre esses é necessário citar o de provedor-mor, o supervisor das finanças e da arrecadação de impostos; o ouvidor-mor, o responsável pela justiça; e o capitão-mor, o responsável pela defesa da colônia.

Quando foi estabelecido o governo-geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo que a Coroa de Portugal implantou na América Portuguesa em 1548. Esse governo foi estabelecido a fim de substituir e complementar o sistema de Capitanias Hereditárias, que não havia dado o retorno esperado.

Como foi criado o governo-geral no Brasil?

O governo-geral foi um dos modelos de organização administrativa que os portugueses estabeleceram no Brasil durante o período colonial. Criado no ano de 1548, o ...

Postagens relacionadas: