Como a lógica funciona?
Índice
- Como a lógica funciona?
- Quais são os elementos que constituem a lógica?
- Quais são as principais características da lógica por que a lógica não é classificada como ciência?
- O que é lógica para que ela serve?
- Como a lógica faz parte do nosso cotidiano?
- Qual o principal objeto da lógica?
- Qual é o objeto da lógica e quais são os elementos que o constituem que são e quais são as categorias lógicas *?
- Quais são os principais da lógica?
- Qual a relação entre lógica e ciência?
- Qual o conceito básico da lógica matemática?
- Quando surgiu a lógica matemática?
- Qual o valor lógico de uma proposição?
- Qual foi a origem da lógica algébrica?
Como a lógica funciona?
A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.
Quais são os elementos que constituem a lógica?
A lógica investiga o que faz um silogismo ser verdadeiro, os tipos de proposições de silogismo e os elementos que constituem uma proposição. É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário.
Quais são as principais características da lógica por que a lógica não é classificada como ciência?
Para Aristóteles a lógica parte da compreensão a partir de três princípios: O da identidade; O de não contradição; E o terceiro de exclusão. Para o filósofo, a lógica parte da dedução e indução, por isso ela não pode ser classificada como uma ciência propriamente dita.
O que é lógica para que ela serve?
A lógica surge como parte da filosofia, estudando o formato do pensamento. Ela analisa o modo como relacionamos as informações e se concluímos de forma correta. Ela serve como ferramenta para pensar a verdade.
Como a lógica faz parte do nosso cotidiano?
Percebe-se a importância da Lógica na prática, pois há o desejo de pensar, falar, escrever e agir de maneira correta. Para que isso aconteça, as pessoas ordenam seus pensamentos, de forma que estão utilizando a lógica e o raciocínio lógico para as atividades tão básicas no cotidiano.
Qual o principal objeto da lógica?
O objeto da lógica é o silogismo. Silogismo nada mais é do que um argumento constituído de proposições das quais se infere (extrai) uma conclusão.
Qual é o objeto da lógica e quais são os elementos que o constituem que são e quais são as categorias lógicas *?
Que são e quais são as categorias lógicas? O objeto da lógica é a proposição, uma proposição é constituída por elementos que são seus termos; substância; quantidade; qualidade; relação; cugar; tempo; posição; pose; ação; paixão ou passividade. São elas a extensão e a compreensão.
Quais são os principais da lógica?
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.
Qual a relação entre lógica e ciência?
A lógica (do grego clássico λογική logos, que significa palavra, pensamento, idéia, argumento, relato, razão lógica ou princípio lógico), é uma ciência de índole matemática e fortemente ligada à Filosofia.
Qual o conceito básico da lógica matemática?
A lógica matemática possui um conceito básico: proposição. Que nada mais é que uma derivação do verbo propor “apresentar; colocar diante de” ou ainda pode ser caracterizada como uma sentença afirmativa escrita em linguagem formal ou informal. A sentença de uma proposição é associada a um valor verdadeiro ou falso, mas nunca os dois.
Quando surgiu a lógica matemática?
Quando surgiu por volta do século XIX, a lógica matemática era estudada independente da lógica, a qual teve bases no silogismo de Aristóteles, também aplicado ao raciocínio lógico. Segundo o filósofo, as premissas são juízos que antecedem a conclusão. Ele ainda afirmava que a lógica não era um ciência e sim um instrumento correto para pensar.
Qual o valor lógico de uma proposição?
Bicondicional – a partir do operador “se e somente se”, representado simbolicamente por <–>. Em p <--> q, o valor lógico será verdadeiro se as suas proposições forem verdadeiras ou falsas. Nos demais casos o valor lógico será sempre falso.
Qual foi a origem da lógica algébrica?
Durante a História Moderna acredita-se que René Descartes foi o primeiro filósofo a utilizar métodos algébricos como forma de exploração científica. Somente na Idade Contemporânea, a partir George Boole e Augustus de Morgan, foram apresentados os fundamentos da lógica algébrica. A lógica matemática relaciona-se com teoria dos conjuntos.