Qual é o trajeto da luz até a retina?
Índice
- Qual é o trajeto da luz até a retina?
- O que acontece quando os raios luminosos atingem a retina?
- Como é que enxergamos?
- Qual a sequência correta percorrida pelo feixe de luz até este atingir a retina?
- O que acontece com os raios luminosos Depois que atravessam o cristalino?
- Como funciona a luz na retina?
- Como os raios de luz atravessam a retina?
- Quando a luz chega à córnea?
- Por que os raios de luz atingem os olhos?
Qual é o trajeto da luz até a retina?
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino, e é focada sobre a retina.
O que acontece quando os raios luminosos atingem a retina?
A luz atinge o olho e sofre refração ao passar do ar para dentro do olho (refração = desvio da luz). A lente do olho focaliza esses raios luminosos, fazendo-os chegar até a retina, depois de passarem pelo humor vítreo. A lente do olho é biconvexa.
Como é que enxergamos?
Quando a luz chega à parte de trás do olho, viaja ao longo dos nervos da retina que estão juntos num feixe. Estas imagens depois percorrem todo o caminho até ao cérebro através dos nervos óticos. Quando o seu cérebro processa esta informação, volta a virar as imagens para que não veja o mundo de cabeça para baixo.
Qual a sequência correta percorrida pelo feixe de luz até este atingir a retina?
Seguindo seu caminho, a luz agora passa através do humor aquoso, alcançando a pupila, formada pela iris e que funciona como um diafragma, atingindo imediatamente o cristalino que funciona como uma lente de focalização, convergindo então os raios luminosos para um ponto sobre a retina.
O que acontece com os raios luminosos Depois que atravessam o cristalino?
O MECANISMO DA VISÃO Desta maneira os raios luminosos, ao penetrarem na córnea e no humor aquoso, passando pela pupila, chegam ao cristalino, que leva a imagem mais para trás ou para frente, permitindo que ela se projete sobre a retina.
Como funciona a luz na retina?
Na retina, mais de cem milhões de células fotossensíveis (sensíveis a luz) transformam a luz em impulsos conduzidos ao cérebro através do nervo óptico. É no córtex visual, localizado na parte posterior do cérebro, onde ocorre o processamento das imagens recebidas pelos nossos dois olhos, compondo nossa “sensação visual”.
Como os raios de luz atravessam a retina?
Funciona mais ou menos assim: os raios de luz vão atravessar, na sequência, as seguintes estruturas: e finalmente atinge a retina.
Quando a luz chega à córnea?
Inicialmente, a luz atravessa a córnea e chega a íris, onde a pupila controla a intensidade de luz a ser recebida pelo olho. Quanto maior a abertura da pupila, maior é a quantidade de luz que entra nos olhos. A imagem chega então ao cristalino, uma estrutura flexível que acomoda e focaliza a imagem na retina.
Por que os raios de luz atingem os olhos?
Quando os raios de luz atingem os nossos olhos, eles precisarão atravessar uma série de estruturas até chegar à uma parte especializada dos nossos olhos, capaz de entender do que aqueles raios se tratam: a retina. Antes de continuar com as explicações, dê uma revisada rápida na anatomia do olho, nesse artigo que escrevi aqui.