Como eram chamados os que recebiam as capitanias *?
Índice
- Como eram chamados os que recebiam as capitanias *?
- O que eram as capitanias hereditárias como eram chamadas as pessoas que recebiam uma capitania quais eram suas obrigações?
- Quem administrava as capitanias hereditárias?
- Como eram chamados os governos gerais?
- Quais capitanias hereditárias se destacaram no Brasil?
- O que foi o sistema de capitanias hereditárias e porque não deu certo?
- Como foi criado o sistema de capitanias?
- Qual a origem das capitanias hereditárias?
- Quais foram as capitanias de Pernambuco?
- Por que a prosperidade dessas duas capitanias?
Como eram chamados os que recebiam as capitanias *?
As capitanias hereditárias eram grandes lotes de terra que foram doados a portugueses de posse. A pessoa que recebia uma capitania era chamada de donatário.
O que eram as capitanias hereditárias como eram chamadas as pessoas que recebiam uma capitania quais eram suas obrigações?
As pessoas que as recebiam eram chamadas de donatários. Os donatários tinham obrigação de administração e de defesa da soberania sob suas capitanias, sendo o medo de invasão um dos motivadores da política de capitanias.
Quem administrava as capitanias hereditárias?
A administração das capitanias hereditárias foi entregue a terceiros, os chamados capitães-donatários. Os donatários, em geral, eram formados por membros da pequena nobreza, da burocracia portuguesa e comerciantes.
Como eram chamados os governos gerais?
Em 1572, após da morte de Mem de Sá, a Coroa portuguesa, ainda percebendo inúmeras falhas na administração da Colônia, resolveu dividir a América Portuguesa em dois Governos-Gerais: o Governo do Norte e o Governo do Sul, que tinham como capitais Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente4. FAUSTO, Boris.
Quais capitanias hereditárias se destacaram no Brasil?
Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental. Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais capitanias, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso.
O que foi o sistema de capitanias hereditárias e porque não deu certo?
O sistema de capitanias sofreu com a falta de recursos e também com o abandono por parte de seus donatários. Os ataques indígenas também colaboraram para o fracasso, por que lutaram contra a invasão de suas terras. Depois do fracasso das capitanias hereditárias, foi estabelecido o governo geral.
Como foi criado o sistema de capitanias?
O sistema de capitanias havia sido implementado pelos portugueses na Ilha da Madeira, nos Arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde. Assim, ficou estabelecido a criação de 15 capitanias e seus 12 donatários, uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções.
Qual a origem das capitanias hereditárias?
As capitanias hereditárias eram um sistema de Administração Territorial da América Portuguesa. Esse sistema fazia parte do Império Português e foi implantado em 1534. A Coroa Portuguesa no Brasil estava com seus recursos escassos e delegou a tarefa de colonização e exploração de algumas áreas.
Quais foram as capitanias de Pernambuco?
Somente duas foram bem-sucedidas: Capitania de Pernambuco, comandada por Duarte Coelho, responsável por introduzir o cultivo da cana de açúcar; Capitania de São Vicente, comandada por Martim Afonso de Sousa, graças ao tráfico de indígenas que realizavam naquelas terras.
Por que a prosperidade dessas duas capitanias?
A prosperidade dessas duas capitanias, segundo o historiador Boris Fausto, está relacionada com o desenvolvimento da produção de açúcar aliado com uma política menos hostil em relação aos indígenas |1|.