Como eram as paredes das igrejas góticas?

Índice

Como eram as paredes das igrejas góticas?

Como eram as paredes das igrejas góticas?

As primeiras catedrais góticas, incluindo Saint-Denis e Notre-Dame em seus estágios iniciais, não possuíam arcobotantes. Suas paredes eram apoiadas por pesados ​​pilares de pedra colocados diretamente contra as paredes. O telhado era sustentado pelas nervuras das abóbadas, que eram empacotadas com as colunas abaixo.

Como era a pintura gótica?

A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. ... A pintura (a representação de imagens numa superfície) durante o período gótico era praticada em quatro principais ofícios: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.

Qual a origem da arte gótica?

Gótico possivelmente deriva de godos, povo bárbaro que invadiu o Império Romano no período de sua decadência. Essa perspectiva pejorativa dada à arte gótica somente seria superada no século XVIII, quando uma nova forma de olhar a arte gótica passou a ser desenvolvida na Inglaterra, irradiando-se, posteriormente, para outros países.

Como eram as catedrais góticas no sul da França?

No sul da França, as catedrais góticas eram frequentemente construídas com tijolos e azulejos em vez de pedra. Eles geralmente tinham paredes grossas e janelas estreitas, e eram apoiados por pilares pesados em vez de arcobotantes. A forma da torre da Catedral de Toulouse foi copiada por várias catedrais no sul.

Qual é a arquitetura gótica?

A arquitetura gótica é uma forma de expressão que se situa, historicamente, entre a arquitetura românica – vigente no continente europeu no século X – e a arquitetura renascentista – responsável por uma significativa ruptura na história da arte de projetar e construir edifícios.

Qual a origem do termo “gótico”?

Os historiadores da arte têm sugerido que o termo “gótico” foi cunhado pelo humanista Giorgio Vasari (1511-1574) no século XVI em referência a um tipo de arte nascido na Baixa Idade Média, com grande expressão na arquitetura e na pintura, e que se diferenciava da arte românica, produzida antes dela.

Postagens relacionadas: