Como eram feitas as leis na Grécia?

Índice

Como eram feitas as leis na Grécia?

Como eram feitas as leis na Grécia?

O DIREITO GREGO A LEI E A JUSTIÇA NA ANTIGA GRÉCIA A LEI A lei era considerada pelos primitivos gregos como um costume sagrado, revelado e sancionado pelos deuses. ... A segunda fase da história legal grega foi a coleta e coordenação desses costumes sagrados por legisladores, os thesmothetai, como Licurgo, Drácon e Sólon.

Quem fazia as leis na Grécia?

O poder legislativo competia à Assembleia do Povo ou Ecclesia, uma assembleia constituída pela totalidade dos cidadãos e que aprovava as leis; decidia da guerra ou da paz; elegia ou sorteava os membros de outras instituições; votava cidadãos ao ostracismo (isto é, ao exílio).

Qual foi a contribuição de Drácon?

Drácon (Atenas, c. século VII a.C.) foi um estadista da cidade grega de Atenas. ... Uma das suas mais importantes ações foi a elaboração de um código de leis ("thesmi", em grego) que serviram como a primeira constituição escrita da cidade de Atenas.

Qual foi a reforma proposta por Drácon?

As reformas de Drácon, contudo, não diminuíram as tensões em Atenas, na medida em que estas eram de cunho econômico e político, e não jurídico. Drácon nada fez para aliviar a escravidão por dívidas e a exploração dos trabalhadores e pequenos lavradores (os “sem berço”) pela classe privilegiada dos eupátridas.

O que foram as leis de Drácon?

No código de Drácon, a punição para qualquer forma de roubo era a morte. Tanto o furto como o assassinato recebiam a mesma punição: a morte. Dêmades, político ateniense do século IV a.C., disse que "as leis de Drácon tinham sido escritas com sangue e não com tinta"..

O que são as leis draconianas?

[História] Refere-se ao código de leis criado por Dracón, caracterizado por ser muito severo. [Figurado] Excessivamente severo ou rigoroso; inflexível, severo: presidente draconiano; contrato draconiano.

Quais foram as contribuições de Sólon e Drácon para a democracia ateniense?

No que tange à natureza das leis, Sólon anulou alguns dos excessos que marcavam as punições anteriormente normatizadas por Drácon. Além disso, reformulou os direitos dos primogênitos no repasse das heranças e empreendeu o fim da escravidão por dívidas.

Postagens relacionadas: