Como eram divididas as sociedades mesopotâmicas Comente sobre cada uma das classes que compunham essas sociedades?
Índice
- Como eram divididas as sociedades mesopotâmicas Comente sobre cada uma das classes que compunham essas sociedades?
- Quando surgiram as primeiras civilizações mesopotâmicas?
- Qual a forma de organização social na Mesopotâmia?
- Qual a forma de produção predominante na Mesopotâmia?
- Como eram as famílias mesopotâmicas?
Como eram divididas as sociedades mesopotâmicas Comente sobre cada uma das classes que compunham essas sociedades?
Dominantes: governantes, sacerdotes, militares e comerciantes. Dominados: camponeses, pequenos artesãos e escravos (normalmente presos de guerra). Dominantes detinham o poder de quatro formas básicas de manifestação desse poder: riqueza, política, militar e saber.
Quando surgiram as primeiras civilizações mesopotâmicas?
As primeiras civilizações mesopotâmicas foram aquelas criadas pelos povos sumérios e acádios por volta do final do quarto milênio antes de Cristo. Esses povos eram oriundos das regiões do planalto iraniano.
Qual a forma de organização social na Mesopotâmia?
A forma de organização social na Mesopotâmia começou com núcleos familiares formados por camponeses, artesãos e pastores. O sistema de drenagem de pântanos, associado à irrigação dos rios e à prevenção contra as enchentes, possibilitou aos povos mesopotâmicos a criação de animais como ovelhas, porcos, cabras e gado.
Qual a forma de produção predominante na Mesopotâmia?
Em linhas gerais pode-se dizer que a forma de produção predominante na Mesopotâmia baseou-se na propriedade coletiva das terras administrada pelos templos e palácios. Os indivíduos só usufruíam da terra enquanto membros dessas comunidades. Acredita-se que quase todos os meios de produção estavam sobre o controle do déspota, ...
Como eram as famílias mesopotâmicas?
As famílias mesopotâmicas eram diferentes das que conhecemos hoje. São chamadas por estudiosos de “ famílias alargada s”, pois eram formadas por avós, pais, filhos, tios, primos, netos, genros, noras, todos vivendo sob o mesmo teto. Ao casar, o homem levava a mulher para morar e trabalhar nas terras da família dele.