Qual era a principal função arquitetônica das gárgulas nas catedrais góticas?
Índice
- Qual era a principal função arquitetônica das gárgulas nas catedrais góticas?
- Qual a função das gárgulas no período medieval?
- Qual o significado das gárgulas de Notre-Dame?
- O que é e qual a principal função das gárgulas góticas?
- Quais as características das catedrais góticas?
- Qual a origem da palavra gárgula?
- Qual a história das gárgulas mais famosas?
- Como funciona o escoamento das gárgulas?
- Como são as gárgulas de pássaro?
Qual era a principal função arquitetônica das gárgulas nas catedrais góticas?
Surgem nessa época as gárgulas, que ficavam nas fachadas das igrejas. As esculturas tinham como principal função o escoamento da água, mas foi muito utilizado na decoração. O uso das gárgulas nas igrejas é incerto, mas acredita-se que, em algumas culturas, serviu para afastar espíritos ruins.
Qual a função das gárgulas no período medieval?
Segundo crenças antigas, as gárgulas eram colocadas nas Catedrais Medievais para simbolizar que o demônio jamais dormia e estava sempre de olho, exigindo a atenção redobrada das pessoas, mesmo estando em solo sagrado.
Qual o significado das gárgulas de Notre-Dame?
A função simbólica das gárgulas da Notre-Dame de Paris Se as gárgulas protegem a edificação dos rejeitos do céu, evitando que a água da chuva escorra em demasia pelas paredes, elas também garantem a proteção simbólica do local.
O que é e qual a principal função das gárgulas góticas?
PRINCIPAL FUNÇÃO: As gárgulas foram feitas para disfarçar os canos por onde passava as águas das calhas, acredita-se também que elas, por terem aparência assustadora, também serviam para afastar os espíritos ruins.
Quais as características das catedrais góticas?
Principais características da arquitetura gótica: - Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Era comum a participação dos habitantes da cidade na construção das catedrais.
Qual a origem da palavra gárgula?
Em francês, a palavra é “gargoille”, originalmente conhecida como “garganta”. As gárgulas são ícones utilizados em catedrais para desaguar os telhados, no entanto, suas formas demoníacas relatam outra história. Elas eram tidas como monstros em eterna vigilância sobre catedrais góticas e barrocas que enviavam uma mensagem aos incrédulos.
Qual a história das gárgulas mais famosas?
Essa estranheza colaborou para que as pessoas passassem a acreditar que as gárgulas serviam também para afastar os maus espíritos, idéia que se consagrou e é recitada pelos guias de turismo em toda a Europa. Mas você não precisa ir até lá para ver algumas das gárgulas mais famosas.
Como funciona o escoamento das gárgulas?
Ao executar essa função, as gárgulas evitam que a água da chuva escorra sobre as paredes, o que poderia erodir a argamassa que mantém o edifício em boas condições. O sistema de escoamento das gárgulas é relativamente simples. Muitas delas apresentam sulcos cortados em suas costas para captar a água proveniente da chuva.
Como são as gárgulas de pássaro?
Antigos filmes e desenhos de terror, assim como praticamente todos os que mostram a catedral de Notre Dame, em Paris, costumam dar destaque a essas criaturas. É comum, no entanto, gárgulas serem confundidas com quimeras, igualmente assustadoras, mas que, de pássaro, não têm nada: a cabeça é de leão, o corpo é de bode e o traseiro é de dragão.