Como eram as cidades de Atenas e Esparta?
Índice
- Como eram as cidades de Atenas e Esparta?
- Como era a sociedade espartana e ateniense?
- Quais as diferenças entre as cidades de Atenas e Esparta?
- Quais as principais características das cidades de Atenas e Espartas?
- Como era governada a sociedade ateniense?
- Qual era a organização política de Esparta e Atenas?
- Quais são as diferenças entre Atenas e Esparta?
- Qual o papel das mulheres nas sociedades atenienses?
- Quais as características da sociedade ateniense?
Como eram as cidades de Atenas e Esparta?
Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega.
Como era a sociedade espartana e ateniense?
Entende-se, portanto, que por ser oligárquica, a sociedade espartana era organizada hierarquicamente. ... A sociedade espartana estava dividida entre os que participavam da vida política – como os espartanos que compunham a máquina do estado – e os que não possuíam direitos políticos: os hilotas e os periecos.
Quais as diferenças entre as cidades de Atenas e Esparta?
Esparta, com grande disponibilidade de terra fértil, possuía uma atividade agrícola autossuficiente e comércio restrito. Em Atenas, o espaço geográfico era muito acidentado, “forçando” uma economia que não fosse baseada apenas no cultivo de grãos, então seu comércio (principalmente marítimo) acabou se desenvolvendo.
Quais as principais características das cidades de Atenas e Espartas?
Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
Como era governada a sociedade ateniense?
A cidade, entre os séculos IX a.C. e VI a.C., foi governada por uma aristocracia onde o poder se concentrava nas mãos do rei. ... Dessa forma, possuir terras garantia fazer parte da aristocracia ateniense, isto é, os indivíduos que possuíam a propriedade da terra eram chamados de cidadãos atenienses.
Qual era a organização política de Esparta e Atenas?
A organização política de Esparta e Atenas era bastante discrepante. Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia . Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides .
Quais são as diferenças entre Atenas e Esparta?
As diferenças entre as experiências vividas por Atenas e Esparta podem nos explicar tantos contrastes. Dessa forma, as comparações aqui desenvolvidas apenas nos dão uma amostra da riqueza dos costumes, tradições e histórias que envolveram as cidades-Estado do Mundo Grego.
Qual o papel das mulheres nas sociedades atenienses?
O papel desempenhado por homens e mulheres nas sociedades ateniense e espartana também tinha suas especificidades. Em Esparta, as mulheres recebiam uma rigorosa educação física e psicológica. Além disso, elas participavam das reuniões públicas, disputavam competições esportivas e administravam o patrimônio familiar.
Quais as características da sociedade ateniense?
Principais características da sociedade ateniense: - A sociedade ateniense era censitária, ou seja, o critérios de posição social se davam em função da renda do indivíduo. - Havia mobilidade social, ou seja, um indivíduo poderia passar de nível social conforme ficasse mais rico ou mais pobre. - A sociedade ateniense era escravista.