Como a lipossolubilidade influência na ação dos fármacos no organismo?
Índice
- Como a lipossolubilidade influência na ação dos fármacos no organismo?
- Porque a lipossolubilidade é uma característica importante é que pode favorecer a absorção e a distribuição dos fármacos?
- Como ocorre o processo de distribuição do fármaco?
- Quais órgãos responsáveis pelo metabolismo e excreção dos medicamentos?
- Como se dá a absorção dos fármacos?
- Como os alimentos podem afetar a absorção dos medicamentos?
- Quais os fatores que interferem na absorção metabolização distribuição e eliminação de fármacos?
- Qual o coeficiente de lipossolubilidade?
- Qual a relação entre liposolubilidade e hidrossolubilidade?
- Como pode-se definir a absorção do fármaco?
- Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?
Como a lipossolubilidade influência na ação dos fármacos no organismo?
No contexto farmacológico, as drogas que não se ionizam (HA), são as lipossolúveis. Como já vimos, a lipossolubilidade refere-se à capacidade de se solubilizar em lipídios, com isso espera-se que quanto maior for essa lipossolubilidade, mais facilmente o fármaco atravesse a membrana.
Porque a lipossolubilidade é uma característica importante é que pode favorecer a absorção e a distribuição dos fármacos?
A lipossolubilidade de um fármaco é o principal fator que determina a taxa de difusão passiva através das membranas. Muitos fármacos são ácidos ou bases fracas; seu estado de ionização varia com o pH, de acordo com a equação de Henderson-Hasselbalch.
Como ocorre o processo de distribuição do fármaco?
O grau de distribuição de um fármaco nos tecidos depende do grau de ligação às proteínas plasmáticas e aos tecidos. Na corrente sanguínea, os fármacos são transportados parte em solução como fármaco livre (sem ligação) e parte com ligação reversível a componentes sanguíneos (p.
Quais órgãos responsáveis pelo metabolismo e excreção dos medicamentos?
Os rins são os principais órgãos que excretam as substâncias hidrossolúveis. O sistema biliar contribui para a excreção até o ponto em que o fármaco não é reabsorvido do trato gastrintestinal.
Como se dá a absorção dos fármacos?
A absorção do fármaco é determinada pelas propriedades físico-químicas, pela formulação e pela via de administração do fármaco. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções), constituídas pelo fármaco e por outros ingredientes, são formuladas para serem administradas mediante várias vias (p.
Como os alimentos podem afetar a absorção dos medicamentos?
Os alimentos podem aumentar, retardar ou diminuir a absorção de fármacos. Eles prejudicam a absorção de muitos antibióticos. Podem alterar o metabolismo dos fármacos; p. ex., dietas hiperproteicas podem acelerar o metabolismo de determinados fármacos pela estimulação do citocromo P-450.
Quais os fatores que interferem na absorção metabolização distribuição e eliminação de fármacos?
As características das drogas que afetam a absorção são: o peso molecular, ionização, solubilidade e formulação. Os fatores que afetam a absorção relacionados com os pacientes podem ser a via de administração, pH gástrico e o conteúdo do aparelho GI.
Qual o coeficiente de lipossolubilidade?
Em termos práticos, essa solubilidade precisa ser medida, principalmente se tratando de fármacos (remédios) e a propriedade físico-química que mede a lipossolubilidade é o coeficiente de partição lipídio-água. Um fármaco com coeficiente de partição lipídio-água alto, será mais lipossolúvel e vai atravessar mais facilmente a membrana biológica.
Qual a relação entre liposolubilidade e hidrossolubilidade?
Uma forma de se mensurar essa relação entre a lipossolubilidade e hidrossolubilidade é através do coeficiente de partição octanol/água (P). Este coeficiente indica a tendência preferencial do fármaco se dissolver em uma fase oleosa ou aquosa. O logaritmo desse coeficiente é chamado de logP.
Como pode-se definir a absorção do fármaco?
Pode-se definir, resumidamente, a absorção como sendo a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea, por sua vez, a distribuição seria caracterizada pelo transporte reversível do fármaco para outros sítios do organismo. Em ambos os casos há a necessidade de transpor a membrana plasmática.
Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?
Tal fato pode ser explicado devido a alta reatividade facilitar a complexação ou quelação do fármaco com outras substâncias químicas ou alimentos, o que faz sua massa molecular aumentar reduzindo assim a absorção.