Como eram feito os vitrais na arte gótica?

Índice

Como eram feito os vitrais na arte gótica?

Como eram feito os vitrais na arte gótica?

O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico.

Qual era a função dos vitrais na arte gótica?

Considerada uma arquitetura “de paredes transparentes, luminosas e coloridas”, a arquitetura gótica considera o vitral um importante elemento, pois cria uma atmosfera mística que deveria sugerir, na visão do povo medieval, as visões do Paraíso, a sensação de purificação.

O que eram os vitrais e qual sua utilização na arte gótica?

Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais. ... Um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nessas igrejas são os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico.

O que é a arte do vitral?

Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...

Qual foi o período da arte vitral?

Sua origem é no Oriente, por volta do século X, quando as vidraças coloridas eram uma forma de embelezar a arquitetura de palácios e prédios importantes. Sendo parte de uma cultura estrangeira, as técnicas de vitralismo passaram a ser utilizadas pelos europeus durante a Idade média.

Quais são as principais características da arte dos vitrais?

Uma das principais características dos vitrais é a beleza proporciona pela combinação das cores como também as formas e texturas utilizadas na sua criação, propiciando uma iluminação diferenciada aos ambientes nos quais se utilizam desta arte.

Qual a função das janelas nas igrejas góticas?

As janelas das igrejas no final do período gótico, como a Sainte Chapelle em Paris, enchiam a parede inteira entre as nervuras de pedra. Janelas enormes também eram um elemento importante da York Minster e da Catedral de Gloucester. ... As primeiras janelas estavam encaixadas em aberturas cortadas na pedra.

O que são vitrais e quais suas funções?

Vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos rejuntados ou pinturas que, normalmente, retratam cenas, personagens, brasões, ornamentos, entre outras figuras. Sua presença é comum em igrejas, mas também pode ser utilizado em residências ou outros tipos de obras.

Como os vitrais são feitos?

Para a criação de um vitral, era necessário que um pintor fizesse o esboço do desenho a ser aplicado em cima do vidro. ... Utilizando-se de um estilete com ponta de diamante, o artesão recortava o vidro, encaixava-o na armação e empregava uma massa que impediria a passagem de água pelo vitral.

Quais são as características de um vitral gótico?

O requinte, a complexidade e os vários materiais que envolviam a fabricação de um vitral gótico nos mostram a consolidação de um novo ideal estético marcado pela luminosidade e a variação de tons. Somente com o intercâmbio promovido pelo comércio é que podemos imaginar a existência de um processo técnico cercado por tantas exigências.

Como foi a montagem de um vitral gótico?

Após a sua montagem, o perfil de chumbo era encaixado nas aberturas das paredes das catedrais. O requinte, a complexidade e os vários materiais que envolviam a fabricação de um vitral gótico nos mostram a consolidação de um novo ideal estético marcado pela luminosidade e a variação de tons.

Quais são as representações da pintura gótica?

Também era comum a presença de esculturas de monstros ou figuras humanas nos telhados das igrejas góticas, a fim de escoar as águas pluviais. Essas representações são intituladas gárgulas. A pintura gótica irá se delinear claramente em meados de 1350, quando terá lugar fora da arquitetura, à qual adornava murais, afrescos e vitrais.

Quando começou a arte gótica na França?

Tendo aparecido na França, notadamente na região da Ile de France onde se encontra Paris, o gótico desenvolve-se dos séculos XII ao XV quando as suas formas são substituídas pelas da Renascença. A arte gótica surgiu pela primeira vez na França, na edificação da “Abadia Saint-Denis”, por volta de 1140.

Postagens relacionadas: