Como era o cotidiano dos soldados nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial?
Como era o cotidiano dos soldados nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial?
O cotidiano dos soldados nas trincheiras era perpassado por enormes dificuldades, as valas viviam cheias de águas das chuvas que misturavam na terra e formavam os barros que grudavam nas meias e botas dos soldados, geralmente quando os barros secavam nos pés dos soldados, muitos tinham que cortar o couro do pé para ...
Quais eram as linhas de trincheiras?
Tinham cerca de dois metros de profundidade ou o tamanho suficiente para que um homem pudesse estar inteiramente coberto e protegido. Desta maneira, a observação era feita através de telescópios e mais raramente, de observadores. Entre as linhas de trincheiras havia um espaço chamado de "terra de ninguém".
Qual era a realidade da trincheira?
Isto era particularmente complicado em terrenos úmidos como o da França e da Bélgica onde as chuvas enchiam as trincheiras e favoreciam a transmissão de doenças. Apesar de termos a imagem que os soldados, numa trincheira, estavam combatendo o tempo todo, a realidade era bem distinta.
Como era a vida nas trincheiras?
Assim, o termo "vida nas trincheiras" passou a ser amplamente utilizado à época, pois era o modo como os soldados passavam a maior parte da guerra, entrincheirados. A vida nas trincheiras levou muitas formas, e varia muito de setor para setor e de frente para a frente.
Como eram construídas as trincheiras auxiliares?
Trincheiras auxiliares e perpendiculares também eram construídas para que o tempo de reação a um ataque fosse ampliado. Apesar da proteção, uma bomba certeira ou uma rajada de tiros oportuna poderia deixar vários soldados feridos. As mortes repentinas e os ataques inesperados eram constantes.