Como era feita a arte bizantina?
Como era feita a arte bizantina?
A arte bizantina se destacou na pintura e na arquitetura, mas a sua forma mais expressiva foi o mosaico. O destaque para a arquitetura foi a construção de grandes e imponentes igrejas. Na pintura, as principais obras foram as pinturas e afrescos.
Onde as pinturas bizantinas ganham destaque?
Na pintura Bizantina ganham destaque os afrescos nas paredes das igrejas, as pinturas em painéis portáteis e as miniaturas usadas nas ilustrações dos livros. Os mosaicos ganham destaque especial na arte Bizantina como expressão máxima desse período.
Quais as características da arte bizantina?
Características da arte bizantina. A arte bizantina está intimamente relacionada à religiosidade católica e desenvolve-se com o maior intuito de propagar seus preceitos e expressar o poder do imperador, que é visto como autoridade absoluta e "enviado de Deus", possuindo inclusive poderes espirituais.
Como eram construídas as igrejas bizantinas?
As igrejas e os palácios ilustravam a riqueza arquitetônica dos bizantinos. Na construção das igrejas, os arquitetos usavam a cúpula sobre pilares, a planta em cruz grega e o capitel (extremidade superior de uma coluna) cúbico.
Qual o contexto histórico desse período para a propagação da arte bizantina?
O contexto histórico desse período foi muito importante para o desenvolvimento e a propagação da arte bizantina.
Como é feito o mosaico?
Assim, os fragmentos são fixados em uma argamassa e posteriormente recebem uma mistura de cal, areia e óleo para preencher os espaços entre eles. O mosaico foi utilizado por diversos povos e culturas, mas foi no Império Bizantino que essa manifestação atingiu seu ápice.