Quem trabalhou na construção de Brasília?
Quem trabalhou na construção de Brasília?
Os quatro grandes nomes da construção de Brasília foram, portanto, o do presidente Juscelino Kubitschek; o do diretor da Novacap, Israel Pinheiro; o do arquiteto do projeto, Oscar Niemeyer; e o do urbanista Lúcio Costa. Por três anos, trabalhadores de todo o Brasil foram para Brasília para participar da sua construção.
Quantas pessoas trabalharam na construção de Brasília?
Cerca de 80 mil pessoas foram para o cerrado brasileiro trabalhar na construção de Brasília. Na praça dos Três Poderes está o símbolo daqueles que construíram e foram os primeiros habitantes de Brasília: a escultura Os Guerreiros, mais conhecida como Os Candangos, de Bruno Giorgi.
Como eram chamados os operários que trabalhavam na construção de Brasília?
A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília.
O que são os Candangos de Brasília?
O operário que trabalhava na construção de Brasília se chamava candango. A designação era pejorativa. O dicionário explica que a palavra nasceu na África. Era como os escravos se referiam aos portugueses que traficavam pessoas — gente ruim, ordinária, perversa.
Quantas pessoas morreram na construção de Brasília?
De acordo com a publicação, nove pessoas morreram e cerca de cinquenta ficaram feridas. Veículos de comunicação maiores cobriram o caso apenas superficialmente.