Quem fazia parte da aristocracia?
Quem fazia parte da aristocracia?
Na Grécia Antiga, a aristocracia surgiu como um modo de governar baseado na entrega do poder político aos mais aptos, que, na visão predominante na Grécia Arcaica (séculos VIII a.C. a VI a.C.), eram os grandes proprietários de terras.
O que é uma família aristocrata?
Aristocracia significa nobreza. É a classe social superior. O termo aristocracia tem origem no grego “aristokrateia”, que significa “governo dos melhores”. Aristocracia é uma forma de organização social e política em que o governo é monopolizado por uma classe privilegiada.
O que são governos aristocráticos Cite exemplos?
Por exemplo, no período arcaico da Grécia Antiga, as monarquias foram abolidas e deram lugar à aristocracia. Na aristocracia grega, eram os nobres que eram proprietários do solo e tinham consigo os poderes políticos e judiciários.
Qual o significado da democracia em Atenas?
Assim, o significado de democracia é o “poder soberano do povo”, embora, no contexto de Atenas, a ideia de povo ou, como veremos, de cidadão, fosse muito limitada. Foi durante a gestão de Clístenes como legislador em Atenas que uma série de reformas foi realizada em 514 a.C.
Quais foram as transformações políticas em Atenas?
Algumas delas trouxeram medidas bastante rígidas e duras, mas todo o processo de transformações políticas em Atenas resultou no nascimento da democracia. O primeiro grande reformador em Atenas foi Drácon, que, no século VII a.C., decretou uma lei sobre crimes cometidos em Atenas.
Quem é a aristocracia?
Aristocracia é um grupo de pessoas que faz parte da nobreza e possui privilégios. Saiba mais no texto abaixo. Aristocracia pode ser definida como um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico. Esta camada social era típica do período em que a monarquia existiu em grande parte das nações europeias.
Como ficou a organização social em Atenas?
Com as reformas de Clístenes, a organização social em Atenas ficou da seguinte maneira: Cidadãos: grupo de pessoas nascidas em Atenas e de pais atenienses. Tinham direitos políticos e direito à propriedade. Metecos: nascidos em outras cidades e considerados estrangeiros por isso.